NOTAS DOS MUNICÍPIOS
JARU I
Assim como vem acontecendo nas demais escolas públicas de Jaru, a Escola Municipal Menézio de Victo está desenvolvendo desde a última segunda-feira (12) uma série de atividades voltadas à questão cidadã com participação efetiva de todos os alunos e servidores. Segundo a escola, a Semana da Cidadania está sendo marcada por atividades direcionadas aos jovens e adolescentes do estabelecimento de ensino no intuito de conscientizá-los sobre o exercício da cidadania em diversos aspectos. A escola abordou a cada dia um tema diferente e de maneiras diversificadas. Os principais temas discutidos foram: bullying, drogas, tabagismo, alcoolismo, meio ambiente e água. De acordo com a vice-diretora, professora Greice Kelli de Moliner, ?a Semana da Cidadania teve como foco a construção de uma sociedade mais justa e fraterna discutindo temas sócio-ambientais junto aos alunos e a comunidade local?, declarou.
JARU II
Na última quinta-feira (15) a escola realizou uma atividade da Semana da Cidadania. Na oportunidade, alunos do 1.º ao 5.º Ano realizaram uma passeata nos arredores do estabelecimento de ensino com o intuito de conscientizar a população local a respeito dos temas abordados no decorrer da semana. A passeata iniciou pela Rua Alberto Santos Dumont, parte da Ayrton Senna, Linha 605 e os alunos, juntamente com os funcionários retornaram pela Rua Marcílio Dias até retornarem à escola. Durante a caminhada foram entregues aos moradores vários panfletos contendo informações úteis da programação. Um carro de som foi utilizado para divulgar o jingle do evento e conclamar aos pais a serem parceiros nas ações desenvolvidas em prol da classe discente.
CACOAL
A Prefeitura Municipal de Cacoal agradece aos mais de 30 alunos dos cursos técnicos da Fanorte, em Cacoal, que serão voluntários no mapeamento do bairro Industrial. O objetivo é cadastrar todas as famílias do bairro junto a Unidade de Saúde da Família Joaquim Gonçalves Ledo. O cadastro das 437 famílias moradoras do bairro permitirá que a USF conheça cada família, promovendo em cima dos dados levantados, um programa de saúde específico e direcionado. ?Este mapeamento geralmente é feito pelos agentes de saúde, mas para dar maior agilidade, nós convidamos alguns alunos para realizar este trabalho. O mapeamento será feito em duplas. A nossa intenção, como Unidade de Saúde da Família, é promover a saúde evitando que as pessoas fiquem doentes, o que irá colaborar para desafogar os hospitais públicos. Por isso a importância de realizar um mapeamento completo, pois nós queremos cuidar das pessoas na saúde, evitando as doenças?, enfatizou o fisioterapeuta Rafael Junqueira Buralli.
PORTO VELHO
Moradores do bairro Lagoinha, no setor Leste de Porto Velho, estão sendo chamados para duas reuniões com técnicos da SEMUR (Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação), nesta sexta e sábado (16 e 17). O objetivo é prestar orientações jurídicas aos moradores sobre as atividades do Programa ?Uso Campeão?, lançado pelo prefeito Roberto Sobrinho, cuja finalidade é a escrituração dos lotes de quem mora em área particular. Ainda durante o encontro, serão recolhidos os documentos necessários para propor ações na justiça com base na Lei de Usucapião. Conforme a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho, as reuniões serão realizadas na Escola Geovane Mendes, à rua Benedito Inocêncio, n° 6913, lá mesmo no bairro Lagoinha. Ela explicou que ontem (16), o encontro com a comunidade foi das 19 às 20 horas e teve a finalidade de prestar orientações jurídicas aos moradores. Hoje (17), das 8 às 16 horas, os técnicos da Semur estarão prestando orientações e recolhendo a documentação necessária para ingressar com as ações judiciais.
...