Correio Popular Notícia




PM faz reunião com sem terras em fazenda de Seringueiras

Data da notícia: 23/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120324h1.jpg[/IMG](Da Redação) O Coordenador Regional de Policiamento 2, Tenente Coronel Bittencourt, acompanhado do Oficial Agrário, tenente coronel Ângelo, do comandante da 4ªCiaPO/2ºBPM, capitão Crispin e da ouvidora Agrária Regional, Márcia Pereira, deslocaram-se ao Município de Seringueiras, na última quarta-feira (21), a aproximadamente 40 quilômetros de São Miguel do Guaporé, para uma reunião com o fazendeiro Evandro de Peder, um dos proprietários da fazenda ?Riacho Doce?, e também com ocupantes do acampamento Paulo Freire III, a fim de delinear um acordo harmonioso entre as partes e cumprimento das ordens judiciais.
A fazenda Riacho Doce está ocupada pelo acampamento Paulo Freire III que congrega trabalhadores rurais sem terra em busca de serem favorecidos com a reforma agrária e terem seu ?pedacinho de terra?. Existe na Justiça Federal um processo ajuizado pelo Incra no intuito da retomada da propriedade para assentamentos, através do projeto de ?Reforma Agrária?, no entanto sem ainda uma decisão final.
Um outro processo na Justiça busca a desocupação da fazenda, fazendo-se a reintegração de posse aos seus proprietários (Sebastião de Peder e filhos), este já definido e determinado para que a Polícia Militar proceda o apoio necessário a essa desocupação. Já foram realizadas outras quatro reintegrações na mesma área.
O acampamento, além de produzir alimentos para sobrevivência de seus acampados, usa também os produtos para serem comercializados na região de Seringueiras e São Miguel do Guaporé.
Em visita ao acampamento, onde as autoridades foram muito bem recebidas e tratadas com toda urbanidade, foram explanados os termos das ordens judiciais e ouvidos os anseios daqueles trabalhadores, chegando-se a um pré-acordo que consiste em duas propostas: 1ª) Desocupação pacífica da fazenda após a colheita de suas produções e cumprimento da ordem judicial de desocupação; ou 2ª) Deslocamento das famílias acampadas para uma área a ser separada dentro da própria fazenda até que se tenha a decisão judicial da retomada da fazenda pelo Incra.

ACORDO FINAL - Nos próximos dias estará sendo selado o acordo final e encaminhado a Justiça para que homologue e se faça reinar a convivência pacífica entre as partes. O tenente coronel Bittencourt avaliou a reunião e visita, como muito produtiva, pois foram trocadas muitas informações e pode sanar algumas dúvidas daqueles trabalhadores sobre os processos e ordens existentes a serem cumpridas.
O tenente coronel Ângelo, Oficial PM Agrário e Márcia, ouvidora Agrária Regional, estão visitando todos os acampamentos que já foram determinados a desocupar as áreas invadidas, buscando informar os termos dos processos e ordens a sedem cumpridas, tudo de forma cordial e pacífica.
A reunião e visita foi acompanhada ainda pelo 2º tenente Costa, da 2ªCiaPO/2ºBPM e pelo 2º tenente Glenervan, da CRP2. Com informações Comando190.com.br/FLS.

Fonte:






Noticia vista 1861 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.