Incra atua em parceria pela reforma agrária em Rondônia
(Da Redação) Com a vinda a Rondônia do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, hoje (27), para a entrega de máquinas retroescavadeiras a 18 municípios, o superintendente do Incra em Rondônia, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, destacou a importância da gestão compartilhada que vem sendo implantada pelo órgão federal para a execução de uma reforma agrária com qualidade e justiça social no estado.
Segundo ele, diversas ações estão sendo realizadas em parceria com prefeituras, governo estadual e movimentos sociais para melhorar a qualidade de vida no campo. Entre as ações, Flávio Ribeiro destacou a construção e manutenção de estradas vicinais com as prefeituras, os convênios de georreferenciamento de terras com o governo do estado, os contratos de assistência técnica com a Emater e as unidades municipais de cadastro (UMC).
Sobre os conflitos agrários no estado, o superintendente frisou que o órgão está aberto às propostas que possam contribuir para sua solução, visando assentar pacificamente as famílias de trabalhadores rurais sem terra que estão nos acampamentos e em áreas inapropriadas. ?É importante ressaltar que nossa gestão é compartilhada, aberta às parcerias, porém a reforma agrária não pode ser descentralizada porque é da competência exclusiva da União, conforme a Constituição Federal, e cabe ao Incra cumprir seu papel constitucional?, explicou o superintendente. Com informações da Assessoria.
...