Ocupantes do Assentamento Canaã temem novo "Massacre de Corumbiara"
(Da Redação) Integrantes da LCP (Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia), que recentemente realizaram manifesto com fechamento da ponte sobre o rio Jaru, declararam aos meios de comunicação que a Justiça determinou que seja cumprido o Mandado de Reintegração de Posse do Assentamento Canaã em Ariquemes nos próximos dias. A LCP promete resistência e temem que a ação se transforme em tragédia.
Eles explicam que em recente reunião com o representante do Incra, Luiz Flávio Carvalho, o mesmo se comprometeu a resolver tudo de forma pacífica, sendo suspenso o Mandado de Reintegração de Posse e prometendo inclusive a compra da área para ser repassada aos assentados, porém acreditam que isso não deva acontecer e que o mandado seja cumprido por determinação da Justiça.
No documento correspondente à página de nº 622 do Processo nº 0008545-60.2006.8.22.0002, que trata da invasão da área de Canaã, a juíza substituta da 3ª Vara Cível da Comarca de Ariquemes, Elisângela Frota Araújo, em seu despacho respondendo a solicitação do oficial de Justiça Nelson Olendine Caldeira Rocha, para que sejam designados mais dois oficiais de Justiça para o cumprimento do Mandando de Reintegração de Posse, alegando que a área invadida é grande e contendo grande número de pessoas na área, e existindo o receio de reação, conforme acordo firmado em uma reunião realizada no Quartel do 7º Batalhão da Polícia Militar em Ariquemes, que a reintegração teria como estratégia atingir três pontos diferentes da área invadida ao mesmo tempo, para tentar evitar qualquer reação ou mobilização dos invasores, deferiu o pedido postulado pelo oficial de Justiça.
Acompanhados do vereador José Augusto, eles afirmaram que estão no assentamento há 11 anos e que, com a sinalização dos representantes do Incra de que a área seria repassada às 126 famílias que lá moram, tornaram a área produtiva, com várias lavouras e criação de animais, e fixaram suas residências. José Augusto declarou que esteve no Canaã e pôde constatar que a área é inteiramente produtiva, com vários tipos de lavouras e altos investimentos em moradias. Com informações de Flávio Afonso ? Anoticiamais.
...