Vale do Paraíso e Nova União recebem mutirão de documentação rural
Depois de uma semana em Mirante da Serra, a equipe do Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), chegou nesta segunda-feira (18) ao município de Vale do Paraíso, onde permanece até quinta-feira (21). A ação do segundo mutirão do ano em Rondônia prevê a emissão gratuita de documentos essenciais para a inclusão social dos camponeses, sobretudo as mulheres, como carteira de trabalho, certidão de nascimento, CPF e registro no INSS.
Este ano, a equipe já percorreu assentamentos da reforma agrária e pequenas comunidades de Presidente Médici, Teixeirópolis e Urupá, onde foram emitidos 1.200 documentos. No Vale do Paraíso, os documentos estarão sendo emitidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Teixeira - Distrito de Santa Rosa (dias 18 e 19) e na Escola de Ensino Fundamental Turma da Mônica (dias 20 e 21). Depois o mutirão segue para Nova União, onde receberá os trabalhadores em escolas rurais do assentamento Palmares (dia 23), da linha 40 (dia 24), do assentamento Margarida Alves (25) e da linha 32 (26).
Comparecendo aos locais citados, homens e mulheres do campo terão acesso aos documentos oferecidos e, assim, poderão ser incluídos em políticas públicas governamentais, ter acesso a créditos rurais, entre outros benefícios.
...