Correio Popular Notícia




Prefeitura de Ariquemes promove seminário de preservação da água

Data da notícia: 30/03/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120331e.jpg[/IMG] (Da Redação) A Prefeitura de Ariquemes, por intermédio da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), realizou o Seminário com o tema: Preservação dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Jamari. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da ACIA (Associação Comercial e Indústria de Ariquemes) e contou com a presença de Universitários e Autoridades Municipais, entre elas, o prefeito José Márcio Londe Raposo e o presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Francisco dos Santos (Val do PT).
?Este Seminário tem como objetivos a transmissão de conhecimentos relacionados aos fatores que influenciam a manutenção da qualidade dos recursos hídricos, rios e mananciais, bem como, os fatores que causam a degradação dos mesmos?, esclareceu o secretário de Meio Ambiente, Amauri Guedes.
Na abertura do seminário, o engenheiro ambiental e representante da Associação dos Protetores dos Rios e Meio Ambiente de Ariquemes, Glauco Kozerski, lembrou que a APRIMA tem contribuído com a preservação do meio ambiente e com a conservação do Rio Jamari. ?No decorrer destes anos a Associação tem realizado várias expedições de limpeza das encostas do Rio Jamari em um trabalho conjunto com a população?, disse Kozerski.
Ciente de que a preservação do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos é um fato inquestionável, o presidente da Câmara dos Vereadores, Valmir dos Santos, mencionou que Ariquemes sempre homenageou a Bacia Hidrográfica do Estado, nominando ruas e avenidas com nomes dos Rios que as integram, como é o caso da avenida Canaã, avenida Jamari, avenida Massangana, entre outras. O prefeito falou sobre a importância da preservação ambiental, em especial, dos Recursos Hídricos, que são responsáveis pelas áreas irrigadas para produção agrícola e pelo abastecimento de água potável para os municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Jamari.
Outro ponto comentado pelo Chefe do Executivo foi a questão da absorção das águas pluviais em área urbana. ?A impermeabilização do solo é um problema que a Administração Pública precisa observar com atenção, pois tanto o asfalto quanto o calçamento reduz o índice de absorção das águas de chuva e sem a drenagem adequada, a cidade poderá apresentar pontos de alagamentos e buracos nas vias?, comentou.
PROJETO DE LEI - O prefeito informou que já está elaborado um Projeto de Lei determinando que as novas construções, no município, mantenham uma porcentagem do quintal gramada, bem como, a perfuração de um poço sumidouro para facilitar o escoamento das águas de chuva. Ele afirmou que em breve encaminhará à Câmara ?este Projeto para análise e votação dos vereadores?.
No decorrer do Seminário, a professora Núbia Deborah Araújo Caramello, geógrafa da SEDUC, fez um relato sobre a Bacia Hidrográfica. Já o geógrafo e pesquisador do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Henrique Bernini, falou sobre as Matas Ciliares. A Íctiofauna foi o assunto do Dr. Danilo Pedro Streit Junior, professor do departamento de zootecnia da UFRGS, e o representante da Mega Energia, Dr. Angelo Evaristo Sirtoli, falou sobre as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) na Bacia do Jamari ? Mega Energia.
O evento contou, ainda, com a presença do promotor público, Glauco Maldonado Martins, do representante da ACIA, Evandro José, do engenheiro da SEDAM, Luciano Leite, e do o representante de ensino da SEDUC, professor Aluisio Azevedo.

Fonte:






Noticia vista 1360 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.