Correio Popular Notícia



PREJUÍZO
Vazamento causa danos em Ji-Paraná

Data da notícia: 02/04/2012
Foto:

>A rede de aço instalada há mais de 21 anos em Ji-Paraná não está mais suportando a demanda
(Josias Brito) Um grande vazamento em uma rede de distribuição de 400 milímetros, na Avenida Transcontinental e na Rua Antônio Adriano, no Segundo Distrito, em Ji-Paraná, obrigou a CAERD (Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia) a interromper o abastecimento de água na localidade para realização do conserto. Como consequência poderá haver deficiência ou falta de água nos bairros do Segundo Distrito do Município a partir das 7 horas até às 16 horas. A previsão do setor de operação da CAERD é de que os serviços sejam concluídos até o final da tarde de hoje (3), quando o abastecimento voltará ao normal.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120403d.jpg[/IMG] Segundo o gerente regional da Companhia em Ji-Paraná, Carlos Pilenghy da Silva, será preciso interromper o abastecimento para realizar reparos na rede e correção do vazamento. Técnicos dá Caerd deverão trabalhar no local e a expectativa é de que o serviço seja concluído por volta das 16h. O gerente regional da Caerd disse que devido aos constantes problemas de falta de água, em especial, no 2º Distrito de Ji-Paraná, a empresa criou duas novas equipes para combater os vazamentos na rede de distribuição da cidade. ?Este trabalho visar coibir o esperdício de água em Ji-Paraná e evitar a falta do produto nas torneiras dos consumidores. Para este ano, assim que for concluído a concessão de mais cinco anos para companhia, estará sendo iniciado a construção de uma nova adutora para atender a população?, enfatizou Carlos Pelengy.
O projeto faz parte do investimento de mais de R$ 31 milhões de reais anunciado pelo Governador Confúcio Moura no ano passado. A nova adutora será usada para captação de água do centro de abastecimento no bairro Urupá e enviará direto para o segundo distrito, devendo resolver o problema de abastecimento de água no município.
De acordo com Carlos Pilenghy, a construção de uma nova adutora com tubulação de alta qualidade e diâmetro de 500 milímetros, estima-se a dobrar a capacidade de abastecimento de água em Ji-Paraná, abastecendo todos os bairros e os novos condomínios que estão sendo construídos no município, acabando com o problema de falta de água. O abastecimento beneficiará também as comunidades do Capelasso. ?A nova adutora representará mais água tratada aos moradores do Segundo Distrito?, enfatizou.
O gerente informou ainda que esta obra será muito importante para a população, pois a adutora que leva água do Primeiro para o Segundo Distrito foi feita em duas etapas, uma em 1991 e outra em 2002, sendo que devido os anos, houve desgaste e vem apresentando bastante problemas de vazamento desde a sua ativação. ?O novo investimento atenderá 100% a população de Ji-Paraná com água tratada?, ressaltou.

SETORIZAÇÃO DA CAERD - O gerente regional da Caerd, Carlos Pilenghy disse ainda que a Caerd pretende realizar a setorização do fornecimento de água em Ji-Paraná para melhor atender a comunidade. Conforme o gerente, o objetivo da setorização é a instalação de registros em cada setor para quando houver algum vazamento nestas localidades, não seja preciso suspender o fornecimento de água de toda comunidade para resolver o problema. ?Esta obra será de suma importância para a população ji-paranaense, pois visa agilizar o servir da companhia sem prejudicar a população com o fornecimento de água?, destacou.
O chefe de manutenção e de operação da Caerd, Pedro Ponciano da Costa Neto informou que hoje o Segundo Distrito é o que mais apresenta problemas com vazamentos devido a deteorização da adutora. Segundo Pedro Ponciano, quando há um vazamento das adutoras de 400 ou 300 milímetros, que são usadas para levar a água para o Segundo Distrito, ocorre à interrupção para ser realizada a manutenção. ?Exemplo disso foi o que ocorreu na semana passada quando houve um vazamento da adutora no Primeiro Distrito que leva água para o Segundo Distrito, deixando a população por várias horas sem água?, frisou.

Fonte:






Noticia vista 1293 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.