Agência Transfusional de Ouro Preto realiza Coleta de Sangue
A Agência Transfusional de Ouro Preto, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (20) a campanha para coleta de sangue. A coleta estava prevista para acontecer no salão paroquial da Igreja Matriz.
Segundo Sérgio Vicentin, bioquímico responsável pela Agência Transfusional de Ouro Preto a demanda na cidade é grande se levado em consideração o número de habitantes. Para ele isto acontece devido as UTI?s instaladas em hospitais de Ouro Preto que recebem pacientes de toda a região central do Estado: ?nossa média de consumo é de 100 bolsas de sangue por mês, o que dá mais ou menos 3 por dia. Nossa demanda é muito grande?, afirmou Sérgio.
EXIGÊNCIAS - Qualquer pessoa que tenha boas condições de Saúde, com faixa etária entre 18 e 65 anos, e peso superior a 50 quilos, pode ser um doador. Mas existem alguns fatores que podem tornar o sangue inutilizável temporária ou definitivamente: estar gripado ou com febre, estar grávida, ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação, ter tatuagem feita a menos de um ano, ou ter tido malária nos últimos doze meses. Se o doador tiver tido doença de Chagas, hepatite, ou tiver sido exposto a Aids, o sangue não pode ser utilizado.
Segundo informações da Agência Transfusional de Ouro Preto, são feitos cerca de 11 tipos de exame para constatar a qualidade do sangue. Caso seja apontado algum problema no sangue do doador, ele é avisado imediatamente pelo Hemojipa que manda uma carta no endereço do doador indicando o problema encontrado, e apontando as medidas a serem tomadas para o tratamento. O Hemojipa confirma que o descarte na região de Ouro Preto é quase nulo sendo muito raro encontrar um doador que tenha algum problema que impeça a utilização do sangue.
...