Corregedoria inicia segundo semestre de correições
Ao iniciar o segundo semestre do cronograma de correições, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Rondônia realizou trabalhos em Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ouro Preto do Oeste, de 5 a 7 de agosto.
Segundo o Corregedor Geral, desembargador Sansão Saldanha, o Poder Judiciário de Rondônia conta com novas tecnologias, o que exige, nas correições, averiguar se o magistrado está familiarizado com as inovações.
Os trabalhos correicionais foram acompanhados passo a passo pelos juízes, os quais demonstraram interesse no funcionamento do Sistema de Acompanhamento de Processos Judiciais (SAP). "A informatização nos trouxe praticidade e agilidade, hoje a corregedoria tem acesso a todas as comarcas pelo sistema, podendo fazer uma correição on-line, se necessário", afirma o desembargador.
Outro ponto destacado pela Corregedoria foi a interação com os cartórios e a administração do magistrado, que, de acordo com o corregedor, deve ter o Direito como ponto de apoio, mas o censo crítico e a visão de sociedade devem estar acima de tudo para dirimir os conflitos sociais.
Os juízes Flávio Henrique de Melo e Carlos Roberto Rosa Burck, de Alvorada do Oeste e Presidente Médici respectivamente, assumiram recentemente, estando ainda em processo de adaptação à Comarca.
Em Alvorada do Oeste, o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, José de Arimatéia Alves, e alguns advogados, estiveram presentes aos trabalhos da Corregedoria. Na ocasião foram abordadas questões sobre o serviço judiciário e feitas algumas reivindicações, como aumento de servidores e maior abertura para as prerrogativas dos advogados.
Enalteceram a atuação do juiz titular Flávio Henrique de Melo, ao mesmo tempo, apresentaram moção de satisfação em face dos juízes que passaram pela comarca como Haruo Mizusaki, Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza, Cristiano Gomes Mazzini, José Antônio Barretto, Bruno Sérgio de Menezes Darwich, Adriano Lima Toldo.
Em Ouro Preto do Oeste, as correições aconteceram no Juizado Especial e na Vara Criminal. A correição na Vara Cível será na próxima semana. Na oportunidade estiveram presentes em visita os promotores de Justiça Aloido de Oliveira Leite e Júlio César Souza Tarrafa, os quais enalteceram a dedicação e o esforço dos magistrados da comarca, José Antônio Barretto, Haruo Mizusaki e Glauco Antônio Alves.
Ressaltaram a necessidade da instalação da 2ª Vara Cível, pelo elevado número de processos, como também, da comarca de Mirante da Serra pela urgência do Judiciário se fazer presente no município e nas cidades vizinhas, Tarilândia e Nova União, para que a comunidade seja efetivamente atendida. Nesta região, que possui reserva florestal, indígena e assentamentos, há um aumento significativo no número de conflitos.
...