Professores aprimoram educação inclusiva
Cerca de 70 professores do ensino regular participaram ontem (25), no auditório da Secretaria de Educação de Ji-Paraná (Semed) de um curso de capacitação em educação inclusiva. Os professores treinado lecionam para alunos com necessidades especiais.
O curso tem como objetivo instruir professores que atendem estudantes portadores de limitações de aprendizagem.
A coordenadora de educação especial da Semed, Maria Cecília Correa de Souza Ribeiro, informou que o ritmo de aprendizado dos alunos especiais é diferente. ?Os professores aprendem a lidar com os estudantes deficientes de maneira inclusiva, sem retirá-lo do convívio com os demais alunos?, comentou.
Maria Cecília lembrou que a maior parte dos alunos especiais matriculados nas escolas municipais é portador de deficiência intelectual. A coordenadora explicou que os professores trabalham com os alunos especiais nas salas de recurso. ?Essas salas oferecem acessibilidade aos conteúdos ensinados. Não trabalhamos o conteúdo e sim a condição do aluno de absorver o que é lecionado?, assegurou.
As salas de recurso são usadas em horário oposto ao das aulas regulares. Um grupo de no máximo quatro alunos reúne-se duas vezes por semana e recebe aulas de braile, libras e outras atividades que os deixam aptos a acompanharem o aprendizado do restante dos alunos das classes regulares.
O curso de capacitação tem carga horária de 40 horas e foi iniciado em abril, com final marcado para o mês de novembro. Os próximos encontros acontecerão nos dias 29 de setembro, 27 de outubro e 17 de novembro.
...