Correio Popular Notícia




Acir propõe cobrança do ICMS de energia elétrica no Estado produtor

Data da notícia: 17/04/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120418b.jpg[/IMG] (Da Redação) O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) quer corrigir uma distorção que ocorre na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para operações de energia elétrica. Nesse caso, o imposto é cobrado no estado de destino, o que, segundo o parlamentar, prejudica os estados onde estão instaladas ou onde estão sendo construídas as grandes usinas hidrelétricas brasileiras, como é o caso de Rondônia.
Gurgacz explicou que a distorção começou na Constituição de 1988, que excluiu a energia elétrica, o petróleo e seus derivados da regra de partição mista do ICMS.
Para mudar isso, Acir apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 124/2011), que exclui as operações interestaduais com energia elétrica da imunidade prevista na legislação. Pela proposta, a cobrança passará a ser feita nos estados produtores e não nos estados consumidores.
Para o senador, é preciso existir uma compensação pelo desequilíbrio ecológico gerado pelas instalações das usinas, como também pelos investimentos feitos pelos estados para sua construção. Gurgacz afirmou que a Amazônia já contribui muito para compensar o passivo ambiental do país, uma vez que mantém mais de 80% de suas reservas preservadas. Para o senador, este é o momento de discutir a proposta, uma vez que o Senado começa a debater o pacto federativo, tratando de questões como a tributação de ICMS sobre os produtos importados (PRS 72/2010). A proposta de emenda à Constituição do senador precisa ser aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, antes de ir a plenário, onde terá que passar por dois turnos de votação.

[B]APOIO [/B]- Em aparte, o senador João Ribeiro (PR-TO), disse que apoiará integralmente a PEC sugerida por Gurgacz e destacou que o Estado do Tocantins, que também possuem grandes obras hidrelétricas, não pode ser prejudicado por uma distorção tributária criada para favorecer o Estado de São Paulo, maior consumidor de energia do País. Com informações do Senado e da Assessoria do senador Acir Gurgacz.

Fonte:






Noticia vista 1689 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.