PC prende 30 pessoas envolvidas com tráfico em Ariquemes
(Da Redação) A PolÃcia Civil deflagrou ontem (18), a ?Operação Pentágono? em Ariquemes, com o objetivo de dar cumprimento a 26 mandados de prisão preventiva, 23 mandados de busca e apreensão domiciliares, e para apreender 11 veÃculos, supostamente usados para comercialização de substância entorpecente. Cerca de 180 policiais civis participam da Operação, que conta com 140 agentes de polÃcia e mais de 20 delegados, além de escrivães, peritos, e médicos legistas. A Operação foi deflagrada simultaneamente em outras comarcas, a exemplo de Porto Velho, Guajará-Mirim e Vilhena.
Após aproximadamente um ano de investigações, policiais civis do 1º Delegacia de Ariquemes e do Núcleo de Inteligência da PolÃcia Civil, sob o comando dos delegados de polÃcia Rodrigo Spiça e Rodrigo Silva Duarte, monitoraram cinco quadrilhas e realizaram filmagens de entregas de drogas em diversos pontos da cidade, identificando os integrantes dos grupos. Foi verificado que as quadrilhas, á exceção de uma delas, mantinham vÃnculo de associação, voltado para o repasse de informações para subtração à s ações da PolÃcia, bem como para alimentação recÃproca entre ?bocas de fumo?.
De acordo com as investigações, foi verificado que algumas quadrilhas possuÃam atuações em outras cidades do Estado, a exemplo das cidades de Guajará-Mirim, Porto Velho, e Ouro Preto, bem como em outros Estados da Federação, como o Estado do Pará. Alguns integrantes da quadrilha já foram presos, sendo que foram apreendidas substâncias entorpecentes ao longo dos trabalhos que se desenvolveu de forma sigilosa, com a finalidade de identificar e prender o maior número de suspeitos. Foi monitorado todo o desenvolvimento da mecânica delitiva, tendo sido desvendadas as funções dos integrantes dos grupos, desde a chefia das quadrilhas, passando por fornecedores, vendedores, seguranças, entregadores, e até informantes, bem como os modos de atuação, sendo que um deles consiste no chamado ?disk-drogas?, com entregas em domicÃlio de drogas solicitadas por usuários, e também em bares, lan houses, restaurantes, e até na proximidade de escolas.
OPERAÃÃO - O foco da ?Operação Pentágono? não se resume apenas ao combate ao comércio ilÃcito de entorpecentes, mas também, de forma reflexa, visa a redução de crimes contra o patrimônio e contra a vida, que em sua maioria, tem por pano de fundo o tráfico de drogas, a exemplo de roubos, furtos, latrocÃnios, e homicÃdios, e que tendem a ter uma drástica redução com o fechamento de pontos de venda de drogas.
Segundo os Coordenadores da Operação, a polÃcia já possui provas suficientes para sustentar a condenação dos envolvidos pelos crimes de tráfico de drogas, e associação para o tráfico, além de outros delitos, a exemplo do crime de receptação dolosa, tendo em vista que parte da mercancia é mantida com o recebimento de produtos oriundos de crimes.
O 1º DP de Ariquemes e o Núcleo de Inteligência trabalham agora na investigação voltada para a existência de bases de produção de droga no território nacional, bem como a participação de financiadores, além de outros envolvidos, e deixa claro que a ?Operação Pentágono? é o componente inaugural de um calendário de ações que tendem a se renovar em breve....