NOTAS DOS MUNICÍPIOS
[B]CACOAL I[/B]
A Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de 26 a 30 de março de 2012 o 2º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti). O levantamento foi realizado em todo perímetro urbano de Cacoal, que foi divido em três áreas. O LIRAa é uma ferramenta criada em 2002 pelo Ministério da Saúde. A princípio ela foi realizada somente em algumas capitais brasileiras, em 2005, foi realizado em 170 municípios e atualmente é realizado em cidades com mais de dez mil imóveis. O LIRAa tem como objetivo apresentar aos agentes uma nova metodologia para identificar as áreas de maior risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
[B]CACOAL II[/B]
O LIRAa permite identificar populações do Aedes Aegypti, em tempo hábil, para que sejam adotadas medidas capazes de reduzi-lo, antes do período crítico. De acordo com o Coordenador do Comitê Municipal de Mobilização contra a Dengue, Flaviano Melo, o LIRAa permite que cada município tenha dados absolutamente reais sobre o índice de infestação do mosquito em cada bairro. Segundo Flaviano, o LIRAa é realizado rapidamente em todo o município fornecendo informações antecipadas aos gestores para que possam, em tempo hábil, adotar medidas para evitar uma epidemia.
[B]ARIQUEMES[/B]
O INACAR (Instituto Assistencial de Prevenção ao Câncer de Ariquemes e Região) atendeu mais de 400 pessoas, em evento tradicional realizado no final do mês de março.
Durante os quatro dias de ação foram realizadas: coleta citopatológica, coleta de sangue para PSA, cauterizações, atividade educativa, atendimento ambulatorial especializado, encaminhamento para referências e palestras. O INACAR informou que para a realização do evento contou com o apoio do Instituto São Pellegrino de Porto Velho, Hospital Carlos Chagas, escola técnica da FAAR (Faculdades Associadas de Ariquemes), Colégio Pré-Universitário, e da Prefeitura de Ariquemes por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.
[B]JARU I[/B]
A Prefeitura de Jaru, por meio da SEMTAS (Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social)), realizou na manhã do último sábado (21), no espaço Sara Decorações, o lançamento oficial do programa ProJovem Trabalhador. O programa deverá atender cerca de 500 jovens jaruenses que participarão a partir desta segunda-feira (23) dos cursos. Participaram do evento diversas autoridades e centenas de alunos participantes do ProJovem. Após a formação da mesa de honra, formada pelo prefeito de Jaru Jean Carlos dos Santos e a primeira-dama Darlene Ribeiro, pela secretária da Semtas, Aurita Libânio, pelo suplente de senador, Tomaz Correia, pelos vereadores Gerson Marceneiro, Clóvis Morali, e Lúcia Costa, pelo representante da empresa coordenadora do programa, João Alfredo, pelo aluno Hilton Reis, representando os demais alunos, pelo sargento BM Ivanildo, representante do Corpo de Bombeiros, além de secretários municipais e outras autoridades. A cerimônia iniciou com a cantora mirim Indianara Cazuza cantando o Hino Nacional Brasileiro e em seguida aconteceu a fala das autoridades.
[B]JARU II[/B]
Em seu discurso o prefeito Jean falou da importância do programa ProJovem para o município, que tem como meta inserir cerca de 30% dos participantes no mercado de trabalho. ?O ProJovem é fruto de uma parceria com o Governo Federal, que há cerca de um ano mantivemos o primeiro contato e conseguimos com muito esforço trazer para Jaru e irá beneficiar centenas de jovens?, frisou o prefeito, que realizou a entrega simbólica de um kit com materiais pedagógicos ao aluno Hilton Reis. A coordenadora Pedagógica do ProJovem, Telma Fortes apresentou a equipe técnica que irá trabalhar e fez uma explanação sobre o programa. Ela declarou que preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do ProJovem Trabalhador. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de frequência....