Programa de Treinamento FIFA 11+ é aplicado aos árbitros de RO
(Da Redação) Prevenção e redução de lesões é o objetivo do Programa de Treinamento FIFA 11+. Uma parceria firmada entre a Comissão de Arbitragem/FFER, Sindarfer e Cia do Movimento, o FIFA 11+, foi aplicado para os profissionais da arbitragem do quadro da federação de futebol e do Sindicato dos árbitros.
O programa trouxe a arbitragem rondoniense um salto de qualidade e profissionalismo, com a aplicação de técnicas como corrigir postura, técnicas para salto, fortalecimento do tronco e trabalho de prevenção a lesões, disse o Presidente da CA/FFER, Almir Belarmino.
O FIFA 11+ é um programa de prevenção de lesões no futebol que foi desenvolvido por um grupo internacional de especialistas e sua eficácia foi comprovada em um estudo científico realizado na Noruega. As equipes que realizaram o FIFA 11+ pelo menos duas vezes na semana reduziram em até 50% o número de lesões.
Recentemente os fisioterapeutas doutora Alessandra Moreno Serbino e doutor Thiago Marques, realizaram o curso FIFA11+ no Centro de Excelência FIFA USP-SP e Hospital Albert Einstein, treinamento comandado pelo doutor Mario Bizzini (FIFA, Zurique/Suíça), um dos criadores e difusores do programa, participaram também deste treinamento os fisioterapeutas dos grandes clubes do futebol nacional, além dos fisioterapeutas das seleções Brasileira de Futebol, Futsal e Voleibol.
O programa consiste em exercícios de estabilização do tronco, conscientização postural, treinamento sensório motor e condicionamento aeróbico. O programa foi aplicado nos árbitros da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia), pela equipe de fisioterapeutas do centro de reabilitação esportiva Cia do Movimento, que tem como diretor médico o ortopedista doutor José Wilson Serbino Júnior. O evento aconteceu na última segunda-feira (23) na Cia do Movimento, localizado na Rua Dom Pedro II, 1544 às 18 horas. Com informações de J.Lima ? Assessoria....