INSS enviará cartas alertando cidadãos que já podem se aposentar
(Da Redação) Os cidadãos que completarem os requisitos para se aposentar a partir do dia 1º de maio receberão cartas-aviso, em seus domicílios, com orientações sobre como requerer o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apenas no mês de maio, o INSS enviará 2.122 cartas-aviso, sendo 1.316 para mulheres e 806 para homens.
De acordo com o INSS, as exigências para aposentadoria são para os homens e mulheres que completem 65 e 60 anos, respectivamente. E que ambos tenham contribuído, no mínimo, 180 meses para previdência.
A carta contém orientações sobre como solicitar o benefício e informa aos segurados sobre os seus direitos previdenciários. Além do nome e do número de inscrição do trabalhador, a data de nascimento, sexo, informação sobre o número de contribuições e a estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
[B]CÓDIGO DE SEGURANÇA[/B] - Segundo o INSS, as cartas-aviso possuem um código de segurança que permite ao segurado confirmar a sua autenticidade, garantindo a confiabilidade dos dados e protegendo-o contra fraudes. A confirmação, em caso de dúvida, deve ser feita pelo próprio beneficiário, pela Central 135 ou no portal www.previdencia.gov.br
A assessora do INSS Adriana Nesser explica que o cidadão que tiver condições e quiser requerer a aposentadoria deve ligar para a Central 135 da Previdência, que o orientará sobre quais os documentos necessários para dar entrada ao processo no órgão.
O serviço de aviso do instituto é feito mensalmente e, para ter efetividade, ?é necessário que o cidadão mantenha seu endereço atualizado junto à base de dados do INSS. A atualização deve ser feita imediatamente após a mudança de domicílio. Caso contrário, não há como localizar o segurado e enviar, com segurança, qualquer correspondência?, explicou Adriana Nesser. Com informações do Portal Brasil....