NOTAS DOS MUNICÍPIOS
[B]JARU I[/B]
Várias escolas municipais estão sendo beneficiadas com novas e modernas instalações, kit mesa cadeira pra professores e climatização para transformarem as salas de aula mais confortáveis propiciando conforto e qualidade ao ensino público do município de Jaru. A escola municipal Marechal Cordeiro de Farias foi a primeira a receber as novas carteiras. Ao todo são cerca de 800 cadeiras, 20 conjuntos para professores que atenderão a creches e escolas que já receberam a reforma e ampliação e as que ainda irão receber. Segundo a administração municipal a meta é substituir todas as carteiras e mesas por equipamentos mais modernos.
JARU II
Outra meta do executivo é a climatização de todas as escolas. ?Vivemos num estado onde o clima é de calor intenso e a climatização das escolas é uma necessidade para proporcionar um bom aprendizado. A educação em Jaru melhorou muito nos últimos anos e não vemos isto como motivo de orgulho e sim como compromisso assumido que estamos cumprindo com a população? disse o prefeito Jean. Nos últimos três anos foram ampliadas e reformadas mais escolas que nas duas gestões anteriores, segundo o prefeito isto é fruto de credibilidade já que o município mantém suas contas em dia o que lhe faculta a possibilidade de receber recurso extra orçamentários e o acesso direto a emendas parlamentares, muito embora tenha feito muito com recursos próprios na área de infra estrutura.
[B]CACOAL[/B]
O prefeito de Cacoal Padre Franco Vialetto, assinou na manhã de ontem (26), o convênio de transporte escolar, que beneficiam os municípios de Cacoal, Espigão do Oeste e Ministro Andreazza. A solenidade de assinatura foi realizada no auditório da Câmara Municipal com a presença do Secretário Estadual de Educação, Júlio Olivar. Esse ano o Estado firmou o convênio no valor de dois milhões oitocentos e vinte mil reais, que serão utilizados para a locação e manutenção dos veículos, isso com a contrapartida do município. Esse valor será pago em duas parcelas e utilizados conforme as necessidades. Durante a solenidade foram entregues 870 kits escolares para alunos da área rural e kits de robóticas, sendo seis para Cacoal e seis para Espigão do Oeste. E ainda a entrega de veículos, sendo um micro-ônibus e dois ônibus para o uso nas escolas em tempo integral.
[B]VILHENA I[/B]
Na última quarta-feira, 25, a Prefeitura de Vilhena iniciou a entrega de mais de mil conjuntos de carteiras escolares e mesas para professor nas escolas municipais Ensina-me a Viver, Noeme Barros, Antonio Donadon, Abílio J. Nicolielo Neto e Ivete Brustolin. ?O mobiliário destas escolas está antigo e não é o melhor para a saúde de nossos alunos. Estes novos conjuntos contam com um material mais resistente, ergonômico, além de ter laudo de aprovação e certificação do IMMETRO?, destaca José Luiz Rover, prefeito. Segundo o Secretário de Educação, José Carlos Arrigo, cada seguimento da educação conta com carteiras específicas para a idade da criança. As das escolas de educação infantil são de cores diversas que unidas formam uma flor e proporcionam às crianças formarem grupos.
[B]VILHENA II[/B]
?O material precisa ser adequado para a idade dos alunos, neste caso, o mobiliário acompanha a necessidade de trabalhar as cores, as figuras dentre outras coisas?, diz. São 1008 conjuntos de carteiras e ainda 57 conjuntos de mesa e cadeiras para professor que contemplam escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Em 2011, a Prefeitura já havia trocado as carteiras das escolas Marcos Donadon, Cristo Rei, Vilma Vieira, Chitosse Inaba, Mário Grasso e Omar Godoy. ?Das 24 escolas municipais, 11 já contam com estas carteiras escolares. E certamente em breve iremos equipar 100% das escolas?, lembra Edmar dos Santos, Secretário Adjunto de Educação....