Justiça manda empossar Fuscão na vaga de Chico da Mata
(Da Redação) O juiz Edson Sassamoto, da 3ª Vara Cível de Ji-Paraná, decidiu na última quarta-feira (25) que o presidente da Câmara de Vereadores, Nilton César Rios (PSB), dê posse imediata a Antônio Marcos dos Santos, o Fuscão (DEM), como vereador na vaga deixada por Marcos Rogério (PDT), que assumiu cargo de deputado federal.
O cargo está sendo ocupado por Sebastião Francisco de Matos, o Chico da Mata (PSB), que era o 2º suplente da coligação, entretanto havia mudado de partido. Havia concorrido pelo DEM. A mudança tirou-lhe o direito do cargo. Fuscão é o 5º suplente, mas ganhou o direito devido a todos os outros terem mudado de sigla. O 1º suplente, Jessé Mendonça (PDT), assumiu quando o então vereador Vanderlei Nunes (DEM), acusado de irregularidades durante a eleição, assumiu o cargo de secretário municipal de Educação. Assim como Chico da Mata, Ivo da Sucan, 3º suplente também deixou o DEM pelo PMDB, o 4º suplente José Francisco Pereira, o Zezinho da Eucatur, foi outro a mudar de sigla, deixando o PDT, voltando quando do surgimento da vaga.
Único a manter-se na sigla a qual concorreu em 2008, Fuscão entrou na Justiça no fim de 2011, quando Marcos Rogério deixou a vaga. A ação foi movida contra o presidente da Câmara, Nilton César. Mesmo assim, Chico da Mata e Zezinho Eucatur foram intimados a apresentar defesa.
Chico da Mata afirmou que Fuscão não era parte legítima a requerer o cargo e sim o partido dele, o que foi rejeitado pelo juiz, lembrando que o suplente era sim parte legítima por ter direito dele ferido pela Câmara. Chico da Mata alegou também que mudou de partido por motivo justo, pois era discriminado dentro do DEM, entretanto, não apresentou nenhuma prova deste fato.
Já Zezinho da Eucatur informou que saiu do PDT, mas o partido não teria aceitado a desfiliação. Porém, foram apresentadas provas de que ele foi efetivamente desfiliado e depois retornou quando soube do surgimento da vaga, um ato de má fé, conforme o juiz. O presidente da Câmara, Nilton César Rios, disse que dará posse a Fuscão imediatamente após ser notificado pela Justiça. Com informações de Edvaldo Gomes....