Correio Popular Notícia




Rondônia terá campanha contra a Hanseníase

Data da notícia: 27/04/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120428-62.jpg[/IMG] (Da Redação) Pela primeira vez a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), realiza a Campanha Nacional contra a Hanseníase. A proposta neste primeiro ano é realizar uma triagem com o diagnóstico precoce e colher informações para atitudes mais dirigidas sobre a realidade de cada região em diversos quesitos como, por exemplo, se há deficiência nas equipes de atendimento, ACS (Agentes Comunitários de Saúde), e ainda UBS (Unidade Básica de Saúde) disponível para atender a demanda. As cidades de Ji-Paraná, Cacoal, Ariquemes, Vilhena e Porto Velho terão postos de atendimento.
Para o coordenador estadual da campanha, o médico dermatologista Silmar Regis Camarini, os alvos do projeto são o portador da doença e o comunicante (aquele que convive, ou seja, parentes, amigos e colegas de trabalho). ?Estas pessoas são os grupos de risco. Um indivíduo pode estar contaminado e não sabe, pois o período de incubação é de três a cinco anos, após o primeiro contato. Por isso, fica o nosso alerta?, disse.
?A região Norte é campeã em casos. Existem as consideradas ?áreas cegas?, ou seja, locais totalmente sem controle e/ou não há visitação ao grupo próximo a paciente, que deveria acontecer a cada dois meses. Ressalto que Rondônia tem altos índices, principalmente em jovens abaixo dos 15 anos. Isso preocupa ainda mais a SBD?, anunciou o coordenador.

QUEM DEVE PARTICIPAR - Em Ji-Paraná, assim como nas outras cidades participantes, o atendimento no sábado (5) será das 9h às 15h, no Posto de Saúde Adolfo Rohl, Centro. Quem possuir os sintomas mais comuns, como: manchas com perda de sensibilidade, diminuição ou perda da força muscular e pés, manchas avermelhadas no corpo, queda dos cílios e sobrancelhas devem procurar o posto de atendimento. ?Lembro que se você tem história de hanseníase na família ou conhece alguém que é portador é fundamental que nos procure?, lembrou Alessandra Dalla Martha Camarini, dermatologista. Ela informou ainda que, todo o tratamento dos casos diagnosticados será gratuito.

BUSCA PELO CONTROLE - A OMS (Organização Mundial de Saúde) aceita de um a dois casos em cada 10 mil habitantes. Silmar Regis destacou a necessidade de Medicina Preventiva ao Brasil que assim como a índia, não tem um trabalho estruturado. ?Um profissional da dermatologia deveria existir em cada ponto estratégico (UBS), pois ele é quem atende (sabe) sobre cada caso em busca de um controle no Brasil?, advertiu. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1513 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.