Criança morre com sintoma de dengue hemorrágica em OPO
Uma criança de 10 meses de vida morreu com sintomas de dengue hemorrágica em Ouro Preto do Oeste. Segundo a dona de casa Elisângela Vieira dos Santos, 20 anos, moradora da Rua Castro Alves, bairro Alvorada, o seu filho, de apenas 10 meses de vida, Cleber Gustavo dos Santos, veio a óbito ao apresentar sintomas como sangramentos e hipotensão (pressão arterial baixa).
O médico Ricardo Dias Ilivi, especialista em doenças tropicais, relatou que somente exames laboratoriais podem indicar se uma pessoa foi vitima de dengue hemorrágica. Neste caso, como explicou o médico, é feita a hidratação do paciente e o tratamento das complicações, já que não existe nenhum medicamento para matar o vírus.
De acordo com o médico, que tem 30 anos de medicina e atua na rede pública e particular de saúde da região central do Estado, a confirmação da doença é feita após uma análise da sorologia do sangue e contagem do número de plaquetas.
A chegada do período chuvoso também deve ser vista com atenção, porque o acúmulo de água pode aumentar o número de casos da doença. "Nesta época, é comum encontrarmos muita água parada. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com vasos, pneus, garrafas, e estar sempre vigilante", recomendou o médico.
Dicas para prevenir a dengue - Tampe os depósitos de água, como caixas d'água, tanques, poços e fossas para impedir que o mosquito deposite seus ovos.
Evite o acúmulo de lixo, pois ele serve como depósito de água da chuva, deixando o local propício para a reprodução do mosquito.
Limpe os recipientes mantidos com água, como pratos de vasos de plantas, bacias de cachorros. Lave bem as bordas, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.
Preencha os pratos de vasos de plantas com areia para evitar o acúmulo de água. Mantenha garrafas e outros recipientes de boca para baixo.
Não deixe acumular água em pneus, para não oferecer um ambiente propício para a reprodução do mosquito. (Com informações de Alexandre Araújo)
...