Mais de 500 universidades usam nota do Enem no vestibular
Mais de 500 universidades de todo o país - entre públicas e particulares - usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para acrescentar pontos aos candidatos nas notas das provas dos processos seletivos ou até mesmo como critério único de seleção - a nota obtida no Enem substitui a prova do vestibular.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de instituições que usa o Enem como referência pode ser ainda maior, já que as universidades e faculdades não são obrigadas a informar ao Ministério da Educação (MEC) que utilizam este recurso. De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, essas mais de 500 instituições são aquelas que informaram espontaneamente no cadastro que usam a nota do Enem no vestibular.
De acordo com Dorivan Ferreira, coordenador do Enem, o aumento no número de instituições que usam o Enem como base aponta para o sucesso do exame, que foi criado em 1998 com o objetivo de se adequar às reformas do ensino médio exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996.
O sucesso é observado claramente na evolução do número de inscritos para fazer a prova - que é voluntária. Em 1998, 115.575 pessoas fizeram à primeira edição do exame. Desta vez, dez anos depois, mais de quatro milhões de pessoas (entre estudantes do terceiro ano do ensino médio e egressos) fizeram a inscrição - número recorde desde o início do exame.
...