MEGAFONE
JI-PARANÁ
Os Juízes Eleitorais de Ji-Paraná, Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro e Valdecir Ramos de Souza, realizaram no último dia 26, Audiência Pública para divulgação da campanha "Eleições Limpas - Pelo Voto Livre e Consciente", desenvolvida pela AMB em parceria com o TSE. O evento contou com a presença da Promotora Eleitoral Tamera Marques, a advogada Solange Aparecida Marques, presidente do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política, advogados, representantes de coligações, partidos, candidatos, órgãos da imprensa e comunidade em geral.
NOVA CPMF
A Câmara dos Deputados, ressuscitou, por 259 votos favoráveis, 159 contrários e duas abstenções, uma nova CPMF, agora com o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS). A contribuição terá uma alíquota de 0,1% e incidirá sobre toda movimentação financeira. A cobrança da CSS será de responsabilidade dos bancos e instituições financeiras. O valor recolhido será integralmente repassado ao Fundo Nacional de Saúde (Funasa), e os recursos deverão ser aplicados exclusivamente em ações e serviços públicos de saúde.
HORÁRIO DE VERÃO
Preparem-se para as mudanças de novo: vem aí, de novo, o horário de verão, que neste ano está previsto para começar a partir do dia 19 de outubro. Durante cerca de quatro meses os relógios em três regiões do Brasil - Sul, Sudeste e Centro-Oeste - deverão ser adiantados em uma hora. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), durante este período, deve haver uma redução em cerca de 2 mil megawatts.
MUDANÇAS
Apesar de não ser adotado em Rondônia, o horário não deverá atrapalha de forma direta a vida do rondoniense, alterando os horários de bancos e da programação de televisão. Neste ano, os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
FORA DA ELEIÇÃO
O ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon foi afastado da disputa eleitoral na última quarta feira. A decisão, que ainda cabe recurso, é do TRE, mantendo parte da sentença da 4ª Zona Eleitoral que indeferiu o registro por falta de moralidade para exercício do mandato eletivo, rejeição de contas, e quitação extemporânea de multa eleitoral. A esposa do ex-prefeito, Rosani Donadon, candidata a vice-prefeita, também havia sido impugnada por falta de moralidade, e perdeu o registro pelos problemas do marido.
DIREITOS HUMANOS
Será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, em Porto Velho, a II Conferência Estadual de Direitos Humanos. A ficha de inscrição está disponível nos sites www.sejus.ro.gov.br; www.tj.ro.gov.br ; www.mp.ro.gov.br . A participação na Conferência dará direito a Certificado de 20 horas de atividade complementar.
...