Saúde lança mês de vacinação dos povos indÃgenas
(Da Redação) O Ministério da Saúde reforça a imunização dos indÃgenas brasileiros durante os próximos 30 dias. à o Mês de Vacinação dos Povos IndÃgenas (MVPI) nas reservas indÃgenas, com o objetivo é alcançar os indÃgenas que moram em aldeias, em áreas de difÃcil acesso e com baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas mais de 350 mil doses contra diversas doenças, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, gripe, caxumba, febre amarela, entre outras doenças. A abertura oficial será neste sábado (05) na Aldeia Paroá, no municÃpio de Feijó (AC). A campanha terminará no dia 5 de junho.
Para garantir a multivacinação, a Secretaria Especial de Saúde IndÃgena (Sesai) selecionou todos os 34 Distritos Sanitários Especiais IndÃgenas (DSEIs) e irá realizar uma mega operação, com o envolvimento direto de 3.124 profissionais de saúde. A logÃstica dessa vacinação é diferenciada, levando em consideração as especificidades dessa população e dificuldades pela distância a serem percorridas até as aldeias, seja por carro, barco, helicóptero ou avião monomotor. A ação abrange 152 etnias e 1.330 aldeias espalhadas por todos os estados brasileiros. Serão investidos mais de R$ 4,3 milhões entre aquisição de insumos e imunobiológicos, logÃstica e transporte.
As vacinas serão oferecidas para toda a população indÃgena aldeada - 238.266 mil pessoas - dos 34 DSEIs. O foco será nos grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos. De acordo com o secretário Especial de Saúde IndÃgena, Antônio Alves, o diferencial entre a vacinação indÃgena e da população em geral é que no caso dos indÃgenas são os profissionais que se deslocam até as reservas, para alcançar populações que vivem de forma dispersa e em aldeias de difÃcil acesso. ?A logÃstica é especial por causa do afastamento das aldeias dos centros urbanos. à um mês intensivo para aumentar a cobertura de todo o calendário vacinal desses povos e garantir a imunização.? destacou. Com informações da
Agência Saúde....