Correio Popular Notícia




Começa campanha de vacinação antirrábica em Ji-Paraná

Data da notícia: 08/05/2012
Foto:

>A vacinação acontecerá em dois períodos, um no Primeiro Distrito e o outro no Segundo Distrito
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120509-51.jpg[/IMG] (Josias Brito) A SEMUSA (Secretaria Municipal da Saúde), através do Centro de Controle de Zoonoses realizará no próximo sábado (12), no Primeiro Distrito de Ji-Paraná, o dia ?D? da Campanha de Vacinação Antirrábica, que este ano traz o slogan ?A raiva não tem cura! A raiva mata! Vacine seus animais! A vacina é grátis!?.
A vacinação começa neste sábado, a partir das 8h e segue até 17h no Primeira Distrito de Ji-Paraná. No dia 19 será a vez da população do Segundo Distrito ter seus animais vacinados pela equipe o Centro de Controle de Zoonoses. Os proprietários deverão levar seu animal a qualquer ponto de vacinação. A campanha de vacinação anti-rábica não era realizada, em alguns municípios, há quase dois anos. A vacina usada anteriormente foi suspensa por ter causado a morte de vários animais.
De acordo com o técnico do Cento de Zoonoses de Ji-Paraná, Gilvan Agostinho dos Santos, a meta é vacinar 90% dos cães e gatos. A vacinação será aplicada nos animais acima de dois meses. ?Peço aos proprietários que levem suas carteirinhas de vacinação, e lembrando que os animais devem estar acompanhados por um responsável adulto. Ressalto a todos que as vacinas serão aplicadas somente por nossa equipe de profissionais, não serão entregues para os proprietários levarem para suas residências?, orientou Gilvan.
O técnico do Centro de Zoonoses lembra ainda que todos os moradores que possuírem cães ou gatos devem procurar os locais de vacinação mais próximo e levar seu animal. Os pontos de vacinações funcionarão, tanto no Primeiro com no Segundo Distrito, das 8h às 17h. A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura, arranhão ou lambedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão.
A descoberta da raiva é feita quando o animal apresenta modificação dos hábitos e comportamento; torna-se agressivo, mordendo pessoas, animais e objetos e fica procurando lugares escuros para se esconder; não se alimenta e não bebe água porque tem dificuldade para engolir; fica de boca aberta e baba e o latido fica deferente do normal, acompanhado de uivos.

LOCAIS DE VACINAÇÃO ? Os locais de vacinação no Primeiro Distrito são: Gerivaldão, Colégio José Francisco, Escola Parque São Pedro (Das 8 às 13 horas), Secretaria de Saúde, Colégio Edilce Freitas (Km 04), Colégio Carmem Rocha, Cento de Saúde 02 de Abril, Centro de Saúde Km 05, Colégio Rio Urupá, Colégio Gonçalves Dias, Colégio Antonio Bianco, Colégio Jardim dos Migrantes, Centro de Saúde Dom Bosco, Colégio Jovem Vilela, Colégio Lauro Beno (Km 05) e Nutrinorte-pet Shop.
Já no Segundo Distrito, a vacinação acontecerá no sábado (19), também das 8 às 17 horas no Colégio Jamil Vilas Boas (Das 14 às 17 horas), Centro de Saúde Primavera, Centro de Saúde São Francisco, Centro de Saúde Maringá, Escola Adão Lamota, Colégio J.K., Colégio Tancredo Neves, Escola Nova Brasília ? T-23, Colégio Aluízio Ferreira, Centro de Saúde Nova Brasília, Centro de Saúde B.N.H., Colégio Silvio Michelluzi, Colégio 31 de Março, Colégio Julio Guerra, Colégio Parque dos Pioneiros (Das 8 às 13 horas), Escola Osvaldo Piana (Das 14 ás 17 horas), Centro de Saúde Exposição, Escola Cora Coralina (T-17), Colégio Marcos Bispos (BNH) e Centro de Controle de Zoonoses (Linha 94).

Fonte:






Noticia vista 11261 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.