Correio Popular Notícia




Superintendente do INCRA se reúne com camponeses de Jaru

Data da notícia: 10/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120511-41.jpg[/IMG] (Da Redação) Em um tom conciliador e voltado ao convencimento para que os camponeses abram mão da área invadida denominada Canaã e Raio de Sol, o superintendente do INCRA/RO, Flávio Luiz Carvalho Ribeiro, juntamente com o pároco Vital Corbellini, os vereadores José Augusto do Município de Jaru e Claudio Santos de Theobroma, se reuniram na tarde da última quarta-feira (09), na sala de reuniões da Câmara de vereadores de Jaru, com representantes dos assentamentos citados acima. O superintendente inicialmente expôs aos agricultores as reais circunstâncias jurídicas em que se encontram as áreas em especial o assentamento Canaã, deixando claro que a proprietária da área invadida dona Ângela, possui em mãos uma sentença judicial de reintegração e desapropriação, a qual não cabe mais recursos aos camponeses, ressaltando também que a mesma não tem a mínima pretensão de vender a área para o Incra, uma vez que Ângela ainda irá impetrar uma ação indenizatória contra a União pela ocupação de sua área. Desta forma, Flavio colocou aos camponeses como única solução para o fim do conflito a aquisição de uma nova área pelo Incra, para posteriormente ser realizado o assentamento das 126 famílias que ocupam a atual área disputada.
Diversas argumentações foram feitas pelos camponeses que de forma irredutível, mas demonstrando pequenos sinais de aceitação afirmaram que as suas mudanças para uma nova área seria inviável, pois possuem suas benfeitorias naquela área e não deixarão sem serem indenizados. ?A dona Ângela quer nossas benfeitorias, fruto de nosso suor?, destacou um dos camponeses. Outro representante culpou o próprio Incra por, no passado, ter assessorado e de certa forma avalizado a invasão. Uma agricultora emocionada disse que muito provavelmente terão que morar na rua se saírem daquela área, mencionando também que muitas famílias poderão não passar no crivo das análises do Incra para aquisição de novas propriedades.
Flavio disse que antes de tudo é preciso deixar de agir com o coração e enfrentar a realidade de direito a propriedade privada, salientando que todas as famílias se enquadram no perfil de clientes do Incra, pois são agricultores e estão em área de conflito, porém lembrou que as regras impostas pelo órgão terão que ser cumpridas.

[B]NOVA REUNIÃO [/B]- Sem uma definição para o impasse os representantes do assentamento Canaã deixaram a sala, e os proprietários da área onde se localiza o assentamento Raio de Sol, adentraram e iniciaram uma nova reunião com o representante do Incra, sendo classificado por Flavio como um diálogo mais avançado, pois há interesse por parte dos proprietários da venda de suas áreas que possuem aproximadamente 400 alqueires. Na oportunidade a proprietária a qual foi lembrada ser humilde e inquilina de uma simples residência em Jaru, destacou que se sensibiliza com a situação dos camponeses ressaltando que eles devem permanecer lá. Por outro lado foi levantado pelos representantes ali presentes, uma série de tramites burocráticos que impedem ou atenuam a compra do imóvel pelo Incra.
O vereador José Augusto, um dos mobilizadores da reunião, afirmou que um grande passo foi dado para um entendimento, restando agora um pouco mais de diálogo e decisões dos assentados e do Incra. O padre Vital Corbellini disse que reconhece a boa vontade do Incra e ressaltou a tentativa de conciliação proposta pelo órgão em juízo no ultimo dia 30 de abril. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1603 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.