Correio Popular Notícia




DER chega à marca de 50 mil carteiras de Passe Livre

Data da notícia: 11/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120512-71.jpg[/IMG] (Da Redação) Entre os milhares de idosos beneficiados com a Carteira de Passe Livre para ônibus intermunicipais, está Francisca Ludma Franco Assunção, 65 anos de idade. A aposentada deu entrada no benefício na última quinta-feira (10), na estação do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) no Shopping Cidadão em Porto Velho. A carteira dá direito somente a viagens de um município para outro, dentro do Estado de Rondônia.
Quando estiver com o passe livre, Francisca Assunção diz que realizará o sonho de rever familiares que moram nas cidades de Guajará-Mirim e Ji-Paraná. ?Tenho tias que não as vejo há quase dez anos. Sobrevivo apenas da aposentadoria e o dinheiro não dá para fazer nem mesmo viagens para dentro do Estado. Ganho pouco e nem consigo arrumar minha casa?, declara a aposentada. Outra beneficiada é Irda Maria Santana, 82 anos. Ela procurou o DER para renovar sua carteira. A idosa mora em Porto Velho e tem parentes em Ji-Paraná. Diz que passou a rever os parentes com a aquisição da carteira.

[B]NÚMEROS [/B]- Até o final de abril deste ano o DER já havia emitido mais de 39 mil carteiras para idosos e quase 11 mil para portadores de necessidades especiais. O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, ressalta que os passes livres para ônibus intermunicipais começou a ser emitido em janeiro de 2007, e que os beneficiados precisam fazer a renovação a cada dois anos. ?O Governo tem se preocupado em fazer cumprir a lei do passe livre. Quem portar a carteira e não for atendido conforme a lei, deve denunciar ao DER?, afirma Mosquini. Ele acrescenta, ainda, que o governador Confúcio Moura é preocupado com o lado social dos idosos e portadores de necessidades especiais, por isso quer o cumprimento da lei.

[B]DIREITOS[/B]- Tem direito ao passe livre homens e mulheres a partir dos 65 anos de idade, com renda de até dois salários mínimos. Na Capital, os requerentes devem procurar o estande do DER no Shopping Cidadão ou na rodoviária. O benefício pode ser requerido na estação do Departamento em todas as rodoviárias dos municípios no eixo da BR-364, ou na assistência social de qualquer prefeitura no Estado.
O idoso precisa apresentar identidade, CPF e comprovantes de residência e de renda. O portador necessidades especiais, além dos documentos já citados, precisa apresentar atestado médico comprovando a deficiência. As carteiras solicitadas em qualquer cidade do Estado são confeccionadas no DER, no Shopping Cidadão. O passe livre de quem reside no interior é entregue entre 20 a 30 dias. Na Capital, o prazo e de três dias úteis.
Vale ressaltar que cada ônibus intermunicipal é obrigado a disponibilizar duas vagas por veículo e que o beneficiário precisa marcar a passagem com no mínimo três horas de antecedência. Com informações da Assessoria/Governo.

Fonte:






Noticia vista 1656 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.