Correio Popular Notícia




Piscicultura de Mirante é referência no Estado

Data da notícia: 14/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120515-42.jpg[/IMG] (Da Redação) Produtores rurais de Mirante da Serra, inicialmente encontraram sozinhos o caminho da prosperidade com o emprego da piscicultura em represas construídas em pequenas áreas e hoje a economia do município, que surgiu no final da década 80 no auge do ciclo da madeira, tem aumentado em curto prazo. A piscicultura não tem sido mais uma rentabilidade complementar, políticas públicas implantadas pela administração com apoio externo dos governos estaduais e federal, estão dinamizando a produção. Embora ainda falte alguns investimentos somado ao excesso de burocracia na liberação do licenciamento, sobretudo para os pequenos, o peixe hoje ocupa a maioria do tempo dos produtores, e é a sensação entre os pequenos, que lidam com a agricultura familiar.
O Governo do Estado faz um esforço para acelerar esse processo reduzindo e facilitando procedimentos, mas a demanda maior, dos pequenos agricultores familiares é mais veloz. Em Mirante da Serra a rentabilidade de 100% obtida em curto tempo tem atraído produtores de grandes e pequenos portes para a piscicultura. As despescas nas pequenas propriedades é uma verdadeira festa. Geralmente em torno de 10 criadores se reúnem e intercalam as despescas reduzindo o custo na hora de tirar a produção da represa para entregar ao comprador que vem e trás o caminhão baú na beira do tanque de peixes.
O prefeito Vitorino Cherque enfatiza que a administração está ciente das necessidades e tem buscado meios de atender a demanda. A Secretaria de Agricultura tem um caminhão baú que serve para transportar a produção de associações de criadores de peixe em cativeiro. Uma fábrica de gelo também funciona a serviço da piscicultura. Uma retroescavadeira conseguida junto ao Ministério da Pesca vai reforçar o trabalho de expansão e de abertura de represas. O prefeito, que também é piscicultor, salienta que a prefeitura auxilia, e o Estado também ajuda, mas em Mirante da Serra faltam investimentos da iniciativa privada. ?Nosso município está fazendo a sua parte, mas precisamos de investidores para a industrialização da produção, de mais eficiência na entrega de ração, mas nossos produtores são guerreiros e a Festa do Peixe que introduzimos no calendário de eventos é o ato principal dessa realidade econômica?, concluiu. Com informações de Edmilson Rodrigues.

Fonte:






Noticia vista 1682 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.