Correio Popular Notícia




Ji-Paraná ganha escola integral

Data da notícia: 16/05/2012
Foto:

[b][i] 80 instituições de ensino serão contempladas em todo o Estado até 2014 [/b][/i]

(Da Redação) Escolhida pelo Governo de Rondônia, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sílvio Micheluzzi será a primeira instituição estadual de Ji-Paraná a receber o Projeto Guaporé de Educação Integral, iniciando suas atividades já neste segundo semestre.

O colégio que oferece ensino para 490 estudantes do primeiro ao 9º ano do Ensino Fundamental e conta com um quadro docente de 21 professores, receberá investimentos diretos do Governo do Estado para a implantação do projeto.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120516-51.jpg[/IMG] De acordo com a diretora, prof.ª Teresinha Vieira, a escola foi selecionada por estar em uma região periférica do município, além de atender uma comunidade muito carente, em que a maioria dos alunos recebem Bolsa-Família. Segundo ela, estes são elementos que acabam por influenciar o baixo Índice de Desenvolvimento Educacional Básico (Ideb) do colégio e que foram determinantes na escolha da instituição.

Desde 2009, a escola Silvio Micheluzzi está vinculada ao programa federal Mais Educação, que incentiva e oferece atividades extracurriculares aos alunos. Atualmente, cerca de cem crianças participam dessas atividades. ?Com a inserção do colégio no programa estadual de educação integral, todos os alunos farão parte do projeto. O que significa uma melhoria significativa para a comunidade do entorno da escola, já que as crianças estarão recebendo uma educação diferenciada, em vez de estarem em casa ou na rua?, destacou a professora Teresinha Vieira.
Conforme informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 80 escolas em Rondônia irão receber o Projeto Guaporé até o fim de 2014. A coordenadora regional de Educação Integral em Ji-Paraná, Mirian Ricci, explica que, a partir da experiência na escola Sílvio Micheluzzi, possivelmente o município terá mais três instituições de ensino contempladas.

Dados da Representação de Ensino da Seduc em Ji-Paraná indicam que o município tem hoje uma rede estadual de Educação de 30 escolas e cerca de 24 mil alunos dos ensinos Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos. Entretanto, a Secretaria de Educação também informou que há uma evasão de cerca de 60% dos alunos no Ensino Médio. Daí a importância, segundo a professora Mirian Ricci, da implantação do Projeto Guaporé no maior número de escolas e sua vinculação ao Programa Mais Educação.

O Governador Confúcio Moura em recente entrevista ao CP, explicou que o Projeto Guaporé está voltado para um ensino diversificado, com atividades orientadas por professores e auxiliares em diversas áreas, como esporte, cultura e artes. ?Vários espaços e locações da própria cidade como estádios, praças e teatros poderão ser utilizados pela escola, que terá a liberdade de escolher suas atividades. Dessa forma, as crianças saem das ruas e se aproximam mais do ambiente escolar, o que com certeza é um caminho para uma juventude mais saudável e inteligente?, ressaltou o Governador.

[b]O PROJETO[/b] - O Projeto Guaporé de Educação Integral tem como base o Projeto Burareiro, implantado em 2005 em Ariquemes quando Confúcio Moura era prefeito daquele município. Inicialmente implantado na Escola Municipal Roberto Turbay, hoje é o principal modelo para a implementação do ensino integral em Rondônia. A primeira escola estadual de educação integral do Projeto Guaporé foi o colégio Anísio Teixeira em Porto Velho. Dentro dos preceitos do programa, a escola inciou suas atividades no início deste ano letivo, atendendo a 250 jovens do Ensino Médio.

Fonte:






Noticia vista 1604 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.