Correio Popular Notícia




Construção de estação de tratamento sanitário é iniciado em Seringueiras

Data da notícia: 16/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120517-42.jpg[/IMG] (Da Redação) O Município de Seringueiras, deu início à construção de uma estação de tratamento de esgotos desde o ano 2002, contudo, a construção até então não havia sido finalizada, devido vários fatores. Na atual administração, o prefeito Celso Garda se empenhou em dar continuidade à conclusão dessa obra. Em 2010 a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), em uma vistoria realizada na área da construção, detectou nas instalações das lagoas, um vazamento, que impossibilitou a imediata conclusão do sistema de tratamento.
O prefeito, ao tomar conhecimento do problema relacionado ao vazamento, buscou, junto aos órgãos competentes, uma solução para que pudesse dar o andamento e concluir a construção. Com o apoio do Senador Valdir Raupp, da deputada federal Marinha Raupp e do superintendente regional da Funasa, Josafá Piauhy Marreiro, o Celso Garda foi a Brasília em busca de recursos para solucionar o impasse, onde foi destinado para o município o valor de R$ 1.5 milhões para compra e instalação das Geomembranas e finalizar a obra.
Agora em 2012, dez anos após o inicio da obra, a estação de tratamento já está pronta e em plena atividade, atendendo 80% dos esgotos do município. Seringueiras tem o privilégio de ser o 1º município do Vale do Guaporé a ter o sistema implantado e está entre os três únicos municípios do estado, a implantar o sistema de estação de tratamento sanitário. ?Esta é uma ação da prefeitura municipal que, com muito orgulho entrega para a população este beneficio, pois com o tratamento dos esgotos, nossos lençóis freáticos estarão isentos de poluição por meio de dejetos dispensados por meio dos esgotos e fossas assépticas?, enfatizou o prefeito.
Segundo Celso Garda, este problema é uma realidade sem solução imediata em muitos municípios Brasileiros, e tem preocupado a secretaria do meio ambiente. A preocupação tem sido maior ainda com relação ao Estado de Rondônia, porque, maioria da população utiliza água, de poços e cisternas para consumo, e sem rede de esgoto adequada e sem tratamento para os esgotos que utilizam aterro sanitário, compromete os lençóis freáticos. ?O nosso município não tem essa preocupação?, concluiu o Prefeito Celso Garda. Com informações da Assessoria de imprensa - Lindoilson Oliveira.

Fonte:






Noticia vista 1488 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.