Correio Popular Notícia




População reivindica abertura do hospital de São Francisco

Data da notícia: 23/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120523-41.jpg[/IMG] (Josias Brito) Cansados de esperar por uma decisão do governo que nunca vem, a população de São Francisco do Guaporé resolveu deixar o silencio passivo de lado e assumir a reivindicação ostensiva cobrando a inauguração do complexo hospitalar, que teve a sua conclusão, há anos e corre o risco de se transformar em mais um edifício fantasma. A população organizou para ontem (22), uma manifestação pacifica, em forma de ocupação e vigília, para chamar a atenção das autoridades da necessidade em colocar em funcionamento esta obra que representa uma redenção em questão de saúde, não só para São Francisco do Guaporé, mas também para toda a região.
Centenas de pessoas compareceram no evento de manifestação para abertura e funcionamento do hospital, uma obra iniciada em 1997 pelo Governo Valdir Raupp, passando pelo mandato de Ivo Cassol, Cahulla e agora no Governo Confúcio Moura. A população se reuniu em frente ao hospital para chamar atenção do governo do estado referente ao ?Grande Elefante Branco da BR-429?.
No evento, foi mostrada toda a trajetória, desde os primeiros passos ate o dia de hoje, incluindo inúmeras visitas da atual administração ao gabinete do governador, bem como a Assembleia Legislativa em busca de uma resposta para a população. O hospital, que já passou por vários processos de reuniões e até uma inauguração foi feita, mesmo sem equipamentos ou quadro clinico.
Impacientes com o fato e sabedores que o município não tem verbas suficiente para o funcionamento da unidade, a população agora quer uma resposta concreta do Governo do Estado.
O presidente do CES (Conselho Estadual de Saúde), Raimundo Nonato, participou do evento e manifestou a insatisfação da CES em relação ao hospital. Segundo o presidente, de agora em diante o conselho se encarrega de cobrar uma posição imediata do estado para que seja deliberado, com urgência, a abertura e funcionamento da unidade mista regional que beneficiará moradores dos municípios de Costa Marques, São Francisco, Seringueiras, São Miguel, bem como distritos e comunidades ribeirinhas e bolivianas. Toda a manifestação foi gravada por uma rede de TV e será noticiada em todo o estado.
Conforme um morador antigo de São Francisco, a questão é só falta de vontade política dos governantes, talvez por que o hospital foi construído no governo Cassol e inaugurado pelo vice governador Cahulla, o atual relute em por em funcionamento. ?Pedimos ao governador, aos deputados com base na região e aos prefeitos dos municípios no entorno que se unam a nós nesta luta, é uma luta justa e que com certeza ajudará a salvar muitas vidas?, enfatizou.

FECHAMENTO DE HOSPITAL ? O Prefeito Jairo Borges de Farias, que também participou da manifestação, disse que o problema existe há mais de 15 anos e nunca houve uma solução plausível para o problema da saúde de São Francisco do Guaporé. ?Hoje estamos trabalhando num hospital, que está com sua situação totalmente precária, correndo risco de ser fechado pelo Ministério Público e pelo Ministério do Trabalho, por falta de condições de segurança para os profissionais da saúde?, enfatizou o prefeito.
Jairo Borges disse ainda que este problema existe antes do Governo Ivo Cassol, que assumiu compromisso de ativar o Hospital Regional no município, mas o problema passou por ele, chegou até o mandato de Cahulla e agora está nas mãos do Governador Confúcio Moura para que resolva o problema. ?A nossa população realizou uma manifestação pacifica, sem qualquer dano ao patrimônio público, pois querem apenas o funcionamento do hospital?, destacou.
Uma comissão de moradores de São Francisco do Guaporé estará indo até Porto Velho, ainda nesta semana, para entrega ao Governador e aos deputados, documentos assinados pelos moradores e as reportagens feitas pelo canal de TV e pelos meios de comunicações da região, onde eles pedem a abertura urgente do hospital em São Francisco do Guaporé.

Fonte:






Noticia vista 1657 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.