GIRO ESPORTIVO
CONFIANTE NO BRASIL
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, reforçou voto de confiança em relação à disputa do Mundial no Brasil, em 2014, mas não vê intenção semelhante entre os 208 representantes de federações da entidade. O mandatário da Fifa discursou na última sexta-feira (25), em Budapeste, na Hungria, durante o 62º Congresso da entidade. ?Nós confiamos no Brasil. E vocês??, indagou Blatter à plateia formada pelos 208 membros de federações. A declaração de apoio ao Brasil ocorre em um momento de incertezas entre os integrantes da Fifa sobre a capacidade do país em abrigar a Copa do Mundo. As notícias de que pode haver atraso na construção dos estádios de Manaus, Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba geraram críticas. Já a arena do Corinthians, em Itaquera, enfrenta acusações de uso irregular do terreno.
TREINO INTERNACIONAL
A equipe feminina de judô embarca na última quarta-feira (23) para a Rússia, onde disputa o Grand Slam de Moscou neste sábado e domingo. A competição é uma das etapas do Circuito Mundial da FIJ (Federação Internacional de Judô). O Brasil terá Sarah Menezes (48 kg), Érika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg), Mayra Aguiar (78 kg), Maria Suelen Altheman (acima de 78 kg), que irão à Olimpíada de Londres, além de Eleudis Valentim (52 kg) e Camila Minakawa (57 kg). Após a disputa do Grand Slam de Moscou, a equipe permanece a Rússia para um treinamento internacional. Na sequência, as brasileiras seguem para a Alemanha, para mais um período de treinos, em Colônia. O retorno para o Brasil está previsto para 8 de junho.
FORA DAS OLIMPÍADAS
Antiga algoz brasileira, Cuba está fora do torneio de vôlei feminino da Olimpíada de Londres. Na sexta-feira (25), a seleção foi derrotada de forma dramática pelo Japão, por 3 sets a 2 (25-23, 18-25, 25-16, 23-25 e 17-15), e não tem mais chances de classificação no Pré-Olímpico Mundial, que está acontecendo em Tóquio. Com o resultado, a equipe cubana chegou à quarta derrota em cinco partidas disputadas e está na sexta colocação da competição. Mesmo com dois jogos pela frente, contra Taiwan e Tailândia, a seleção não tem mais chances de brigar por uma das três vagas nos Jogos de Londres que estão em disputa. As cubanas viveram seu grande momento no vôlei feminino há duas décadas, quando foram tricampeãs olímpicas, em Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sidney 2000. Em 1996 e 2000, a seleção brasileira caiu diante delas nas semifinais e acabou ficando com o bronze em ambas as edições.
SERÁ QUE DÁ TEMPO?
Balanço do governo federal apresentado na última quarta-feira (23) mostra que 40% das 101 obras da Copa de 2014 ainda não começaram. O plano do governo é garantir que até 2013 85% de todos os projetos do mundial estejam concluídos, 17 obras para 2014 e um total de R$ 27 bilhões investidos para a infraestrutura do evento da Fifa. O governo é otimista com o andamento das obras e nega atrasos: houve um crescimento de 76% de obras iniciadas em relação ao balanço de setembro 2011. O levantamento inclui estádios, aeroportos, obras de transporte público e portos. Apesar do otimismo, ainda restam 15 obras, totalizando R$ 1,8 bilhão, que nem começaram a licitação.
COM RESSALVAS
A Fifa aprovou seis cidades como sedes da Copa das Confederações: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Mas a entidade deixou em aberto a possibilidade de reduzir o número de cidades até o meio de novembro, pois tem tabelas alternativas com quatro, cinco ou seis sedes. Desde o ano passado, apenas quatro cidades estão certas na competição. Recife e Salvador foram colocadas como possibilidades, mas ainda lutavam para provar a Fifa que tinha acelerado as obras o suficiente para serem incluídas na competição. Reunião do Comitê Executivo da Fifa, na segunda-feira (21), em Budapeste, confirmou a entrada das duas cidades na Copa das Confederações. Mas, como precaução, há as tabelas alternativas para ?se adaptar de forma suave? a situação se for necessário até o final do ano.
...