Correio Popular Notícia




Municípios do Vale do Guaporé são capacitados

Data da notícia: 30/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120531-231.jpg[/IMG] (Da Redação) Encerrando as atividades de apresentação e capacitação de agentes do FutuRO, no Vale do Guaporé, a equipe técnica do projeto Porta-a-Porta, realizou, na última segunda-feira (28), em Costa Marques, reunião que contou com a participação de agentes comunitários de saúde, representantes da Funasa, secretários municipais de Saúde e de Assistência Social e de representantes dos diversos órgãos do Estado. O Porta-a-Porta consiste na realização de visitas em todos os domicílios de cada um dos municípios do Estado, para a identificação e mapeamento da população pobre e extremamente pobre do Estado.
Com o trabalho dividido em módulos que consistiram na apresentação teórica das ações e testes práticos da aplicação do questionário, os encontros tiveram como base ?o esclarecimento das diretrizes do projeto, detalhando a importância da exatidão na coleta dos dados, que servirão como balizadores para o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas do governo?, como esclareceu a técnica e gerente do programa, Zilene Rabelo, responsável pela capacitação dos agentes.
Zilene Rabelo apresentou algumas das ações do Plano FutuRO, que reúne um elenco de projetos e ações que tem como característica promover o desenvolvimento com inclusão social. As realizações do FutuRO mencionadas pela técnica consistem na modernização da gestão pública para melhor atender o cidadão; elevar a renda per capita; fomentar a participação do individuo em ações de inclusão produtiva; ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o fortalecimento das famílias.
Martins Coelho, secretário executivo do governo, falou sobre a importância e o comprometimento do município na realização das ações. ?O FutuRO hoje é a maior realização do governo. Um grande plano que integra esforço das diversas secretarias de estado, com ações destinadas para as áreas social, econômica, educação, saúde, entre outros?, esclareceu.

COOPERAÇÃO - O secretário executivo destacou a importância da parceria do governo e município na efetivação do Porta-a-Porta. ?O Estado está trabalhando com a liberação de material, logística, tabulação de dados. O município entra nesta parceria com a parte operacional, com os agentes comunitários sendo transformados em agentes do FutuRO?, esclareceu.
Além de Costa Marques, os técnicos do FutuRO, realizaram atividades em Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques. Nas diversas realizações, Martins explicou que a palavra principal da ação é a ?cooperação -, prefeitura e governo trabalhando juntos para alcançar um novo patamar de desenvolvimento para o Estado?.
Nos encontro realizado em Seringueiras o prefeito demonstrou entrosamento com as ações do FutuRO e interesse em manter parcerias com o Governo. Celso Garda, prefeito de Seringueiras, e que também estava presente na abertura do encontro, afirmou o comprometimento da prefeitura ?que abraça e apóia as ações governo que buscam oferecer à comunidade uma melhorar qualidade de vida?.
São Miguel do Guaporé, segundo município visitado pela equipe técnica do Porta-a-Porta, está entre os sete primeiros municípios do Estado a serem contemplados com o Bolsa FutuRO, programa de transferência de renda que beneficia famílias com renda per capita inferior da 70 reais.
Em todas as cidades, a equipe recebeu apoio das prefeituras para a realização das atividades. A previsão para o início do trabalho da busca ativa é para a primeira semana do mês de junho. ?Todos os municípios instalados no percurso da BR 429 (Alvorada d?Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco e Costa Marques) contarão com a presença da equipe do FutuRO para realização do busca ativa?, enfatizou Zilene Rebelo.
Os agentes do FutuRO, receberão o kit de trabalho com crachás de identificação, camisetas e bonés com a marca do Plano, e realizarão todo o trabalho de coleta de informações. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1544 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.