Correio Popular Notícia




Continuam abertas inscrições até junho

Data da notícia: 01/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120601-121.jpg[/IMG] (Da Redação) Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda podem se inscrever até o dia 15 de junho, no horário oficial de Brasília, pelo site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e as informações inerentes ao Enem pelo site http://enem.inep.gov.br. As inscrições para o exame custam R$ 35 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.
São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.
A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio. A certificação do candidato pelo Enem ou declaração de proficiência por área de conhecimento será expedida pelos Centros Estaduais de Jovens e Adultos - CEEJAs, autorizados ou reconhecidos pelo órgão próprio do sistema estadual de ensino em cada município do nosso Estado de Rondônia.

MUDANÇAS - Para o ministro da Educação, o exame é uma importante peça na política educacional brasileira. "O Enem é peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos", disse. Mercadante destacou que um dos focos do Ministério da Educação é quanto à lisura do exame. A segurança do Enem passou de 1.200 itens para 3.439 itens.
Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.
Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro. Com informações do JusBrasil.

Fonte:






Noticia vista 1545 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.