NOTAS DOS MUNICÍPIOS
ARIQUEMES I
Um dos principais objetivos da Prefeitura de Ariquemes por intermédio da SEMAU (Secretaria Municipal de Saúde), é a prática contínua de ações que venham melhorar a qualidade e a eficiênciano atendimento à saúde da população. Os números apresentados esta semana pela diretora do Hospital Municipal de Ariquemes, Cássia Tannuri Bardi, sobre os atendimentos efetuados no primeiro quadrimestre de 2012, apresentam um índice elevado de consultas e procedimentos realizados. Para se ter uma ideia, somente nestes primeiros quatro meses foram realizados 16.731 atendimentos de urgência e emergência, sendo 2.156 em obstetrícia. No mesmo período um total de 5.948 de consultas especializadas foram realizadas.
ARIQUEMES II
Outro dado impressionante é o número de exames especializados, que somam 61.721. No ambulatório, as pequenas cirurgias totalizam 2.992, sendo 599 feitas pelo cirurgião geral; 1.578 pequenas cirurgias e outros procedimentos realizados no pronto socorro; 541- em ambulatório de ortopedia. Já compondo dados do 2º quadrimestre, entre abril e maio foram realizadas 165 cirurgias gerais e 109 cirurgias ortopédicas em pacientes internados. Além de atender uma população que está estimada em 90 mil habitantes, por ser uma cidade polo, o Hospital Municipal de Ariquemes atende a pacientes de vários municípios vizinhos.
VILHENA
Atendendo uma antiga reivindicação dos associados do Cone Sul, a Diretoria do SINDAFISCO, representada pelo Diretor Financeiro Moisés Meireles, que é coordenador do Projeto ?Olhar Cidadão?, realizou na última segunda e terça-feira (dias 28 e 29) o Curso de Formação Política e Sindical. O Curso, ministrado pelos representantes da FENAFISCO, Rogério Macanhão (SC) e Liduino Lopes (CE), contou com a participação de Auditores de várias cidades. Ainda sobre a iniciativa de estender a realização do Curso ao interior do Estado, Moisés observou que ?seria injusto obrigar os interessados daquela região a se deslocarem até Porto Velho, pensando assim decidimos também realizar em Vilhena, para atender os filiados da região do Cone Sul?. ?No momento em que discutimos a necessidade de união do grupo para a busca do interesse comum, é de suma importância a disponibilização de acesso a este curso que, com certeza, veio agregar mais conhecimentos ao grupo?, disse Moisés.
JARU
O prefeito Jean Carlos dos Santos (PMDB) assinou nesta semana uma ordem de serviço para que seja realizada a reforma e ampliação da Escola Pólo do distrito de Jaru-Uaru. A assinatura do documento contou ainda com a presença da secretária-adjunta Municipal de Educação, Clemenilda Passos e do representante da empresa que vai realizar a obra, a Construtora Scheidegger Ltda. Segundo consta no projeto, além da reforma geral naquela unidade de ensino, com a realização dos serviços de troca de piso, instalações elétrica e hidráulica e pintura, haverá a construção de novas salas de aula e a obra está orçada no valor de R$ 378.349,38. A Escola Pólo de Jaru-Uaru foi construída na administração do ex-prefeito de Jaru, José Amauri dos Santos e de lá para cá não havia passado por uma grande reforma. Agora, devido à necessidade de melhorias nas instalações e ao aumento da demanda de alunos, o prefeito Jean conseguiu alocar recursos para que a escola seja reformada e ampliada.
...