Final do Rondoniense de xadrez tem disputas acirradas
(Da Redação) Foi realizado na última sexta feira (01), no Hotel Rondon, em Porto Velho, a grande final do campeonato Rondoniense de 2011. A federação Rondoniense de Xadrez -FRX, no ano de 2011, realizou etapas na cidade de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Cacoal, totalizando a participação de mais de 300 enxadristas.
O evento transcorreu de forma como predomina a boa conduta esportiva. Mesmo com ausências conhecidas, como do tetra campeão estadual, Wilson Teramoto, dos campeões rondonienses de versões anteriores, Zezinho, Luiz Eduardo Fiori e do mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Ricardo Benares, a competição mesclou a experiências, com a boa safra de novos talentos, contribuindo para um elevado nível técnico e premiando os participantes, amantes do xadrez, com belas partidas em um formato competitivo, onde prevaleceu a disputa interior que acometi o enxadrista, como controle dos nervos, análise apurada, 4 horas para realização do jogo além de fazer a melhor escolha do lance, como ocorreu com o enxadrista Waltério Rocha, que inverteu suas jogadas, vindo a impor a si, sua própria derrota.
REGULAMENTO - Quatro enxadristas, Jefferson Ryan, Janio Silva, Waltério Rocha e Vinicius Gamas, terminaram o campeonato com 4 pontos em 5 possíveis. Sofreram apenas uma derrota no decorrer das disputas. A organização do evento apurou o sistema de desempate, obedecendo ao regulamento encaminhado aos enxadristas. Após, sugestões para se resolver o impasse criado na interpretação do regulamento, ficou acordado, que a Federação Rondoniense de Xadrez, vai encaminhar o resultado para um árbitro internacional da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), para dirimir qualquer dúvida. Com informações do site Rondônia Dinâmica.
...