Correio Popular Notícia




Gonçalves Dias suspende aulas em Ji-Paraná

Data da notícia: 05/06/2012
Foto:

(Da Redação) O problema de calor nas salas de aulas da escola Gonçalves Dias, em Ji-Paraná está com os dias contados. A partir desta quarta-feira (6), as aulas serão suspensas para reforma geral da rede elétrica. ?Já ocorreram quedas de energia pelo menos três vezes ao dia. Isso atrapalha e muito o nosso aprendizado, avalia Caio Maciel Periotto, 15 anos, estudante do 1° ano do Ensino Médio?.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120606-121.jpg[/IMG]?A rede elétrica será toda substituída e a ampliada ao dobro da atual capacidade?, informa o engenheiro elétrico José Wilson da Silva, responsável pelos trabalhos técnicos. Segundo ele, os atuais 75 Kva não satisfazem mais as necessidades da escola, que teve iniciada a reforma nesta terça-feira (5), pelas equipes de servidores da Secretaria de Educação com o apoio da Secretaria Regional de Ji-Paraná.
Para a diretora do colégio, professora Rosângela Aparecida Marum Cândido, este serviço representa um avanço à educação. ?Enfrentamos esse desconforto desde 2009, mas felizmente o secretário Romildo Pereira abriu as portas na resolução deste problema?, diz a diretora.
A previsão de conclusão dos trabalhos é para o final deste mês, segundo informações. ?Nem por isso, os alunos ficarão no prejuízo com a suspensão das aulas. Vamos repor?, garante a diretora, destacando a sensibilidade e o compromisso dos secretários de Estado e do governador Confúcio Moura com a Educação. ?Desde o ano passado estamos atendendo, com reparos elétricos, o colégio Gonçalves?, explicou o secretario regional Romildo Pereira, que também fará visita com os técnicos do Governo do Estado ainda essa semana nas escolas estaduais JK, Ceeja e XV de Novembro em Presidente Médici e ainda, no Ceeja de Alvorada Do Oeste, com a finalidade de verificar in loco a problemática de energia elétrica e apresentar soluções, a exemplo do já realizado nos colégios Marechal Rondon, Beatriz Ferreira e Jorge Teixeira, ambos em Ji-Paraná.

ESCOLA GONÇALVES DIAS - Uma das tradicionais escolas públicas de Ji-Paraná, a Gonçalves Dias mantém matriculados e freqüentes 1.051 alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Os estudantes ocupam as quinze salas de aulas nos turnos da manhã e tarde.
Em 2009 os antigos aparelhos de ar condicionados foram substituídos por novos, o que contribuiu sobremaneira na demanda de energia elétrica causando pequenos apagões durante as aulas vespertinas. A ampliação física do colégio, como construção de novas salas de aulas e, quadra esportiva, também colaborou no aumento do consumo. Serviços paliativos foram executados, mas não solucionaram o problema.
A carga elétrica de 75kva passará para 150kva ofertando uma reserva técnica de energia capaz de suportar ampliações nos próximos 20 anos, conforme determina o programa do governo estadual ?Eficiência Energética?. Durante as reformas não haverá aulas e os alunos devidamente informados sobre o retorno. Com informações da Secretaria Regional de Ji-Paraná.

Fonte:






Noticia vista 1392 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.