Idaron realiza monitoramento sorológico de suÃnos
(Da Redação) A Agência Idaron está realizando, na primeira quinzena de junho, o monitoramento sorológico de reprodutores suÃnos para a peste suÃna clássica (PSC), nas granjas cadastradas em todo o Estado. Durante este perÃodo será colhida uma amostra de sangue do reprodutor ou matriz mais velha da propriedade, totalizando aproximadamente 360 em todo o estado.
As amostras colhidas serão encaminhadas a um laboratório credenciado pelo MAPA (Ministério da Agricultura), visando atestar que o rebanho continua isento da doença e manter Rondônia na zona livre da peste suÃna clássica.
Durante a visita para colheitas das amostras, é realizada a vistoria geral do rebanho suÃno, além da inspeção de alguns exemplares em cada propriedade. Esse monitoramento é feito semestralmente pelos fiscais da Agência Idaron para continuar comprovando a ausência do vÃrus no estado.
Além do monitoramento, também é realizado durante os meses de agosto e setembro, o inquérito soroepidemiológico em criatórios de suÃnos, onde serão colhidas aproximadamente 2.6 mil amostras em todo o Estado.
A peste suÃna clássica é uma doença viral, altamente contagiosa, podendo determinar quadros de febre, abortos, hemorragias múltiplas e alta morbidade e mortalidade. Os suÃnos e javalis são os únicos reservatórios naturais do vÃrus da PSC, que normalmente é transmitido por meio do contato direto entre os animais ou objetos contaminados. O perÃodo de incubação varia de sete a dez dias.
?Com esses procedimentos estamos mantendo uma grande vigilância, proporcionando a manutenção de status de livre da peste suÃna clássica?, diz o presidente do Idaron, Marcelo Henrique Borges.
Rondônia faz parte da zona livre, ao lado dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, EspÃrito Santo, Mato Groso do Sul, Mato Grosso,Goiás,Tocantins, Distrito Federal, Bahia e Sergipe. Com informações da Assessoria.
...