Correio Popular Notícia




Começa projeto-piloto de classificação de apenados em RO

Data da notícia: 11/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120612-171.jpg[/IMG] (Da Redação) Começou ontem (11) o cadastramento dos apenados do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, unidade localizada em Porto Velho e escolhida para servir de modelo com a implantação do projeto-piloto do sistema de classificação dos reeducandos. O projeto foi formulado por uma equipe técnica da SEJUS (Secretaria de Estado de Justiça) e Vara de Execuções Penais da Capital, treinados nos Estados Unidos, a convite da Embaixada Americana de Direitos Humanos.
O projeto foi feito especialmente para o sistema prisional de Rondônia e é inspirado nos moldes americanos, mas adaptado à realidade e legislação local. Aprovado pelo secretário Fernando Oliveira e pelo governador Confúcio Moura, o projeto tem nessa primeira fase o objetivo de identificar os apenados com um questionário que deve ser aplicado a todos os detentos da unidade, individualmente, e a equipe realizará o trabalho em três dias, até amanhã (13).
Segundo Elson Rocha, integrante da equipe e gerente geral do Sistema Prisional do Estado, algumas informações sobre os apenados, cerca de 70% delas, foram colhidas junto ao Sistema de Automação Processual (SAP) do Tribunal de Justiça do Estado. O Ministério Público do Estado deve repassar informações sobre os inquéritos que os apenados possam estar respondendo, e o prontuário de cada reeducando também será consultado.
?Este questionário é uma forma de juntar o máximo de informações possíveis, e todas elas serão conferidas com as que a Justiça nos passar. Aqui constam perguntas como idade, profissão, escolaridade, tipo de crime, antecedentes criminais, tempo de pena, se o apenado participava de algum tipo de organização criminosa, se tem familiares presos, o histórico de fugas, e até se ele possui alguma dependência, seja tabaco ou outro tipo de droga?, explica.
A conclusão desse processo deve acontecer em duas semanas. Segundo Elson Rocha, o próximo passo é a compilação das informações dentro de uma tabela que vai dar a classificação por nível de cada indivíduo. Concluída essa etapa, serão adequados programas de ressocialização de acordo com os níveis dos apenados, para que eles sejam encaixados em atividades voltadas especificamente para cada perfil. Os reeducandos também deverão ser divididos por blocos e celas de acordo com perfil em que estejam enquadrados. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1545 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.