Ji-Paraná, nove vezes campeão rondoniense de futebol
(Da Redação) Num jejum de títulos que já durava onze anos, a equipe do Ji-Paraná, que em 2011 garantiu a sua volta à elite do futebol de Rondônia após amargar o rebaixamento à segundona em 2007, estreou no Estadual deste ano com uma campanha das mais fracas, ficando até a penúltima rodada da primeira fase longe da zona de classificação. A vaga para o quadrangular veio apenas na última rodada.
Na segunda fase, a semifinal, o Ji-Paraná quarto classificado defrontou com o VEC, time de melhor campanha no geral. Na partida de ida, jogando no Biancão o Ji-Paraná surpreendeu vencendo o VEC por 3 a 1, mas perdeu pelo mesmo placar a partida de volta no Portal da Amazônia. Na decisão por Pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Douglas que defendeu duas cobranças, garantindo o Jipa em uma final, sete após.
Com a classificação, o Ji-Paraná foi para a decisão diante do Espigão, campeão da temporada 2011, que veio para este estadual com um time forte, montado para a Copa do Brasil. Na semifinal o Espigão eliminou p Ariquemes, com duas vitórias consecutivas, 2 a 1 na partida de Ariquemes e 3 a 0 no Luizinho Turatti, em Espigão. A equipe de Espigão entrou para a final com um ligeiro favoritismo, e na partida de ida da decisão, no última quinta-feira ainda foi beneficiada por uma falha anormal do goleiro Douglas e outra da zaga. Contudo, apoiado pelo sua calorosa torcida Mancha Azul que superlotou o Biancão, o Jipa buscou o empate em 2 a 2, indo para a partida de volta com saldo zerado.
No jogo de volta neste domingo, o Ji-Paraná ignorou o Luizinho Turatti lotado e aplicou um ?chocolate? no adversário, embalado pelo couro da Mancha Azul de ?O Campeão Voltou?. 20 anos após uma conquista na cidade de Espigão, neste domingo o clube ji-paranaense voltou a fazer uma decisão do Estadual no estádio Luizinho Turatti, e mais uma vez saiu de campo consagrado. Em 1992, o Ji-Paraná bateu Grêmio de Espigão por 2 a 1 na final, garantindo na ocasião o seu bicampeonato rondoniense. Desta forma, o time superou o Espigão Esporte Clube e chegou ao título Estadual conquistado, ampliando a sua larga vantagem sobre os demais clubes de Rondônia. Com informações de Chico Limeira.
...