Correio Popular Notícia




População discute sobre saneamento básico em Ji-Paraná

Data da notícia: 15/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120616-151.jpg[/IMG] (Da Redação) Uma Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), aconteceu na última quinta-feira (14), pela manhã, na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Abel Neves. A reunião iniciou com a palavra do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Reinaldo Pereira, agradecendo o comparecimento da sociedade civil organizada, que é de fundamental importância para a elaboração do planejamento do saneamento básico. Também estiveram presentes autoridades locais, o presidente da EMTU, Tenente Coronel Marion Mello, a vereadora Márcia Regina e o presidente da associação dos produtores rurais, José Cerino (Didi).
O plano foi apresentado pelo consultor de políticas públicas, Márcio Chaves Pires com o setorial de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O PNSB está fundamentado na Lei 11.445/2007 que apresenta conjuntos de serviços, infraestrutura e instalações operacionais: água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.
O município tem atualmente 110.953 habitantes, que produzirá até o fim de 2020, 34.681 toneladas de lixo doméstico. Por isso, há a preocupação em finalizar o plano emergencialmente para a melhoria dos serviços prestados na cidade, tendo o prazo até agosto deste ano para apresentá-lo. Desta forma os serviços básicos serão garantidos e contribuirá ainda para o desenvolvimento científico e tecnológico para o aperfeiçoamento do SB. Também foi apresentado o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, fundamentado na Lei 12.305/2010.
Durante a elaboração do plano, haverá um diagnóstico da situação de Ji-Paraná, constando o impacto que proporcionará à cidade, objetivos e metas de curto e longo prazo. Para oficializar os serviços, Ji-Paraná deverá programar um sistema integrado de resíduos sólidos, melhoria da qualidade de serviços, compatibilizarem financiamento das ações e estabelecer e implantar mecanismos. E tanto quanto importante, oferecer educação formal e informal à população para a conscientização.
A reunião foi encerrada com o agradecimento de Reinaldo Pereira, que lembrou a importância da participação da sociedade e a disposição do PMSB no portal online da prefeitura. A próxima reunião pública será na próxima segunda-feira (18) com horário a ser definido. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1791 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.