Seas prioriza Sistema Único da Assistência Social
Foi realizada na última terça-feira, em Porto Velho, uma reunião extraordinária da Comissão Intergestora Bipartite - CIB - que é formada por técnicos e secretários da Assistência Social dos municípios e do Estado.
A CIB conta com nove integrantes, sendo três membros da Secretaria de Assistência Social do Estado e seis secretários municipais da Assistência Social indicados pelo Colegiado de Gestores Municipais ? COEGEMAS, que reúne gestores municipais da Assistência Social.
Segundo a secretária da Seas, Tânia Pires, o evento de ontem, foi convocado para que a CIB de Rondônia comece a desenvolver as suas ações de acordo com as normas de orientação básica de 2005, que rege a política do Sistema Único da Assistência Social ? Suas. ?Nossa meta é descentralizar cada vez mais, o trabalho desenvolvido pela nossa pasta?, declarou ela.
Entre as novidades do novo dispositivo, está a substituição dos critérios para se escolher os representantes dos municípios na comissão. Antes, os mesmos eram definidos conforme a localização geográfica do seu município. Agora, os representantes serão determinados, conforme o número de habitantes.
De acordo com a gerente de Assistência e Desenvolvimento Social, Josélia Almeida, ao invés da escolha dos representantes ser feita por região do Estado como, por exemplo, Zona da Mata e Cone Sul, a nova orientação prioriza a contagem populacional do IBGE, cujos dados definirão se o município é de pequeno, médio ou grande porte, além da capital. ?As reuniões da CIB deverão ser mensais, depois dessa adequação?, concluiu a técnica.
...