Central monitora trânsito de vias de maior movimento em Porto Velho
(Da Redação) A Central Semafórica da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) possui quatro câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade que servem para monitorar o trânsito e agir com mais rapidez em momentos de emergência, como acidentes e obstrução de vias, para que o fluxo de veículos não seja prejudicado.
Segundo a secretária Rosa Maria Chagas, da Semtran, o monitoramento 24 horas é vital para coibir ações de irregularidade na capital. "Assim que o agente monitorador vê a irregularidade, ele aciona os fiscais de rua para autuar os veículos e manter estabilizado o fluxo das vias", disse.
Esse trabalho também é importante para situações que envolvam acidentes. "Quando vemos um acidente, imediatamente acionamos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para prestar os primeiros socorros, e impedir que o causador do acidente fique impune, além de enviar agentes para controlar o trânsito e impedir que novos acidentes aconteçam", completou.
Também é da Central que é feito o controle de todos os semáforos da cidade. É possível controlar o tempo semafórico. "Por exemplo, quando percebemos um fluxo muito alto congestionando a via, aumentamos o tempo que ele fica aberto", explica a secretária.
Os semáforos são controlados por internet, via GSM. O mau funcionamento da internet e as constantes oscilações de energia prejudicam o bom funcionamento dos equipamentos. Para evitar problemas assim, estão sendo adquiridos estabilizadores de energia. Está em processo licitatório a aquisição de mais dez câmeras desse tipo para ampliar o monitoramento.
A Central funciona desde o início do ano de 2012 com quatro câmeras instaladas em vias muito movimentadas de Porto Velho, Avenida Sete de Setembro com Rua Brasília, Avenida Calama com Avenida Rio Madeira, Avenida Jorge Teixeira com Avenida Pinheiro Machado e Avenida Carlos Gomes com Rua Marechal Deodoro. Com informações do G-1.
...