Correio Popular Notícia




Denúncias sobre queimadas urbanas aumentam em Porto Velho

Data da notícia: 20/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120621-211.jpg[/IMG] (Da Redação) O período de estiagem em Rondônia traz, além da seca, a discussão sobre o combate às queimadas urbanas e aos incêndios. De acordo com Flávio Moraes, secretário adjunto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em 2010 o campo de fumaça foi um dos mais intensos dos últimos anos, fazendo até com que o aeroporto da capital ficasse fechado. No mesmo ano, segundo a Sema, mais de 30 mil crianças de zero a cinco anos adoeceram por problemas respiratórios, em Porto Velho.
No ano passado, esse número caiu para mais de 13 mil. O motivo, segundo a Sema, é o serviço 'Disk-Queimadas'. Em 2010 houve 110 denúncias e em 2011 foram 735.
Em 2010 o clima seco deixou a qualidade do ar em níveis críticos. Desde 2011 a Secretaria Municipal do Meio Ambiente em Porto Velho realiza o programa 'Queimadas urbanas, apague essa ideia'. Uma iniciativa que visa combater as queimadas na cidade desde de pequeno porte até os incêndios de grande porte, mobilizar a população e conscientizar a sociedade sobre essa prática que caracteriza crime ambiental, segundo Flávio Moraes. Ele garante que o foco do programa é aliar a questão ambiental, a saúde e a qualidade de vida.
Segundo dados da Sema, desde o lançamento do programa, as denúncias aumentaram em Porto Velho. Em 2010, quando ainda não existia o projeto, a Defesa do Meio Ambiente recebeu apenas 110 denúncias foram realizadas. Em 2011 saltou para 735 chamadas. "Neste ano queremos diminuir os casos de doenças respiratórias em 35%, aumentar as denúncias em 50% e estamos lutando para mudar o cenário da péssima qualidade do ar na cidade", disse Flávio Moraes.
Mas de acordo com o secretário adjunto, a fiscalização precisa ser mais eficaz. "Precisamos contratar mais. Hoje temos 18 fiscais para atender toda a cidade, é pouco. As pessoas estão mais conscientizadas e denunciam mais. Por dia recebemos cerca de 15 ligações e todas elas são checadas pela nossa equipe", conta. Casos reincidentes recebem multa de R$ 2,8 mil. De acordo com a Sema, em 2011 foram aplicadas mais de 600 notificações e cerca de 450 multas. Os bairros Nacional, Nova Porto Velho e Areal são os mais críticos.

COMBATE - Neste ano, a campanha começou mais cedo em relação ao ano passado. "Isso foi necessário porque vimos que em 2011 nosso objetivo não foi atingido, já que iniciamos em junho. Agora, desde abril estamos concretizando a etapa de mobilização e conscientização e por isso o número de denúncias vem aumentando, diz o secretário adjunto da Sema. "Quem pratica queimadas urbanas, além de receber a multa, pode responder criminalmente", diz Flávio. Toda a comunidade pode fazer sua parte. Para fazer a denúncia, basta ligar no 0800-647 1320. Com informações de Flaviane Azambuja/G-1.

Fonte:






Noticia vista 1965 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.