Inadimplência está caindo, afirma ministro da Fazenda
(Da Redação) O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou nesta semana que a taxa de inadimplência está em queda no Brasil. "O endividamento das famÃlias está diminuindo. Significa que a famÃlia brasileira andou pagando suas dÃvidas", acrescentou ele.
Os últimos dados do Banco Central sobre o assunto, porém, mostram que a taxa de inadimplência das pessoas fÃsicas voltou a subir em abril, quando atingiu 7,6%, contra 7,4% em março deste ano - atingindo, assim, o maior patamar desde dezembro de 2009 (7,7%). Mantega avaliou que situação do crédito no Brasil é "bastante saudável". "Está havendo queda da inadimplência, o crédito está aumentando e permitindo aumento do consumo. Estamos aumentando gradualmente, o que é salutar, o nÃvel de consumo e de crédito no paÃs. à sustentável", afirmou.
Segundo ele, é "normal que todos tenham crédito". "à normal no mundo todo e passou a ser normal aqui também. Quem não tinha crédito, passou a ter crédito. Nos últimos meses, o consumidor brasileiro ficou mais prudente, cauteloso, e usou o aumento de renda que o brasileiro vem tendo [para pagar dÃvidas]", disse Mantega.
O ministro afirmou também que o crescimento da renda no Brasil é um "diferencial frente aos outros paÃses". "Com mercado de trabalho aquecido, ao contrário de EUA e Europa, o brasileiro aproveitou para quitar uma parte dos débitos assumidos", acrescentou. Segundo Guido Mantega, o prazo médio de empréstimos no Brasil é de 12 meses. "à fácil de pagar. Depois, temos os empréstimos habitacionais, que são de mais longo prazo, mas são bons débitos. O comprador tem um ativo [imóvel] que só se valoriza", concluiu. Com informações do G-1.
...