Correio Popular Notícia




Laticínios terão que informar quanto pagam pelo leite

Data da notícia: 21/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120622-121.jpg[/IMG] (Da Redação) Foi publicada nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial da União, a lei que obriga os laticínios a informarem ao produtor de leite o preço pago pelo litro do produto até o dia 25 do mês anterior à entrega. Caso a informação não seja passada, a empresa deverá pagar o maior preço praticado no mercado. O senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) no Senado, foi o relator do projeto de lei.
A medida, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, permite que o produtor escolha o melhor comprador e faça o planejamento da produção. O senador Acir Gurgacz havia assumido a relatoria do projeto para atender o pleito de produtores de leite de Rondônia, que reclamam do preço baixo e de cartel para controle do preço praticado pelos laticínios. ?Obrigar os laticínios a anteciparem os preços que serão pagos permite ao produtor, ao menos, optar por outro laticínio, barganhar melhores preços ou mesmo planejar o aumento ou a redução do uso de insumos na produção, a fim de obter a melhor relação custo-benefício?, entende o senador.

NO ESTADO ? Desde o ano passado, por meio da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), vem promovendo audiências públicas nos municípios de Rondônia para debater o preço do leite. O objetivo das audiências é discutir os valores pagos no estado e alternativas para melhorar as condições de produção e comercialização do produto em Rondônia. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1496 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.