Maior parte das cirurgias realizadas no HM são de outros municÃpios
(Da Redação) O alto Ãndice de procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Municipal de Ariquemes é em decorrência da vinda de muitos pacientes de outros municÃpios, o que superlota a unidade e em muitos casos deixa de prestar atendimento ao seu munÃcipe para atender as cidades circunvizinhas. Na última quinta-feira (21), diversos órgãos de imprensa puderam comprovar esse fato ao acompanhar a chegada de um micro-ônibus do municÃpio de Buritis, trazendo vários pacientes ao Hospital Municipal de Ariquemes.
Segundo os pacientes que vieram de Buritis, o ônibus vem duas vezes por semana e em alguns casos, é necessário mais de um ônibus para poder transportar todos, devido à grande demanda de doentes. O secretário de Saúde de Ariquemes, Adelson Maia Junior, enfatiza que todos os pacientes que chegam são atendidos. ?O municÃpio não nega o atendimento. O problema é que geralmente esses pacientes necessitam de um atendimento de atenção básica, o que deveria ser feito nas cidades de origem. A atenção básica não se pactua? afirma.
Outra informação dada pelo secretário, é que muitos pacientes chegam ao hospital sem documento, sem um encaminhamento e muitos são instruÃdos a usar o Hospital de Ariquemes, o que acaba gerando um transtorno no sistema de agendamento da unidade. Devido a isso, Ariquemes atende a uma população muito maior do que tem.
A diretora do Hospital Municipal de Ariquemes, Cássia Bardi, informou que em maio de 2012 foram realizados 186 procedimentos cirúrgicos, sendo que desses, 89 foram em pacientes de outros municÃpios. ?O que nós vimos aqui hoje é apenas um exemplo do que acontece. Além de Buritis, o hospital atende pacientes de todas as cidades vizinhas? lembra Cássia. Com informações de Comunicação PMA....