Correio Popular Notícia




Semsau implanta Programa Hanseníase em Jaru

Data da notícia: 22/06/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120623-231.jpg[/IMG] (Da Redação) A Prefeitura de Jaru, através da SEMSAU (Secretaria Municipal de Saúde), vem desenvolvendo a implementação do Programa Hanseníase no município. O objetivo é capacitar e dar mais condições de trabalho aos agentes comunitários de saúde visando à detecção e tratamento de saúde a pacientes que estejam com a doença em Jaru.
Na manhã da última quinta-feira (21), a Semsau realizou uma palestra de capacitação dos agentes de saúde das zonas urbana e rural no templo da igreja Presbiteriana Renovada. A coordenadora do Programa Hanseníase no município, Gisele Santos Daniel, foi quem ministrou a palestra e orientou agentes de saúdes e enfermeiros sobre como identificar pacientes com sinais e sintomas da doença e quais os procedimentos a serem adotados para o tratamento dos mesmos.
Na ocasião o secretário de Saúde, Iran Cardoso Bilheiro, disse que o prefeito Jean Carlos dos Santos ordenou a reestruturação do Programa Hanseníase no município, dando melhores condições de trabalho dos agentes de saúde, inclusive disponibilizando veículos e materiais de trabalho para que o serviço de prevenção seja intensificado.
Nos próximos dias 06 e 07 de julho, quando é comemorado o Dia Estadual da Hanseníase em Rondônia, o município, através da Semsau, realizará um evento no período das 8 às 17h, nas dependências da igreja São João Batista, quando será realizada uma busca ativa de pacientes com sinais e sintomas da doença e no caso de constatado que seja portador da doença, o mesmo será encaminhado para o Centro de Saúde de Jaru para tratamento com acompanhamento. Na oportunidade, equipes de Enfermagem também estarão realizando testes de glicemia e aferição da pressão arterial no público, visando à prevenção não só da hanseníase, mas de outras doenças.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, José Magno, explicou que a hanseníase, também conhecida como lepra, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo-de-hansen, que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. É uma doença contagiosa e que demora de 2 a 5 anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas.
Ele orientou ainda que o portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com o bacilo. Pode causar incapacidade ou deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente, mas tem cura. Com informações da Assessoria de Comunicação.

Fonte:






Noticia vista 1523 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.