Deputado propõe homenagem à Ulbra
(Da Redação) O deputado Jesualdo Pires (PSB) apresentou requerimento à Assembleia Legislativa para que seja concedido voto de louvor à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em comemoração aos seus 40 anos de fundação no Brasil e 26 anos de instalação do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra). O parlamentar explicou que o instituto tem subsidiado de forma excepcional o crescimento e o desenvolvimento do Estado.
Jesualdo explicou que a origem da unidade da Ulbra em Ji-Paraná parte da ideia concebida há alguns anos pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, por meio do Projeto Ji-Paraná, que começou a se tornar realidade em 1984, com a doação de uma área de 52.250 metros quadrados pelo empresário Luís Bernardi. Em julho de 1986 foi criada a Associação Jiparanaense de Educação e Cultura (Ajec), fase embrionária que se tornou o Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (Iles Ulbra), hoje Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra). Autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1989, foram iniciados os cursos de Ciencias Contábeis e Pedagogia.
Posteriormente foram criados os cursos de Administração e Direito e a unidade universitária teve seu nome alterado para Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná (Iles). Em 2 de fevereiro de 1996 foram reconhecidos pelo MEC os cursos os cursos de Pedagogia, Ciencias Contábeis, Administração de Empresas e Direito.
Mais cursos começaram a ser oferecidos, como Fisioterapia, Educação Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social, além dos tecnólogos de Gestão de Redes e Gestão Financeira. Surgiram também os cursos de Enfermagem e Biologia ? Bacharelado e Licenciatura. Em 2005 foi iniciado o curso de Medicina Veterinária e em 2009, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina e Farmácia. Com informações da ALE.
...