Jesualdo propõe instituir o Dia do Escrivão de PolÃcia
Projeto de lei de autoria do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), no qual institui no calendário oficial do estado de Rondônia o ?Dia do Escrivão de PolÃcia?, a ser comemorado no dia 5 de novembro, já está tramitando nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, alguns estados da federação já instituÃram por legislação própria a data comemorativa em homenagem à classe dos escrivães de polÃcia, como é o caso do estado de São Paulo, através da Lei n° 3.552 de 20 de outubro de 1982.
Jesualdo Pires destaca que o escrivão de polÃcia é o oficial público encarregado de escrever os documentos legais, autos, atas e mais termos do processo, junto a diversas autoridades, juÃzos, tribunais e corpos administrativos, assim como arquivar os processos e documentos. ?A profissão do escrivão surgiu na mais remota antiguidade. No Brasil surgiu no primeiro dia do descobrimento, através de Pero Vaz de Caminha?, destaca.
Segundo o deputado, pela Lei n° 1.642, no Brasil Colônia os juÃzes ordinários dos conselhos municipais poderiam ser analfabetos, mas deveriam ter ao seu lado um escrivão para registrar seus atos, ?o que demonstra a importância da função do escrivão de polÃcia nos serviços de polÃcia judiciária?. O parlamentar ressalta que o objetivo da propositura é prestar à classe dos escrivães de polÃcia o reconhecimento do seu papel no sistema de segurança pública e no exercÃcio das funções judiciárias, do seu zelo e dedicação no desempenho de suas atribuições. Disse que é com razão que os juristas, EspÃnola Filho afirma ser o escrivão de polÃcia ?a mola mestra da polÃcia judiciária?, e, Basileo Garcia que ?nenhuma Delegacia de PolÃcia está constituÃda, nem poderá funcionar sem o escrivão de polÃcia?. Com informações da ALE.
...