HB alerta sobre alto risco de gravidez na adolescência
(Da Redação) Os profissionais que atuam no Centro Obstétrico do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, resolveram fazer um alerta sobre os riscos da gravidez em adolescentes na faixa etária de 13 a 16 anos. ?É de alto risco e os cuidados devem começar no seio da família, principalmente devido a parturiente não ter feito pré-natal corretamente, o que dificulta o diagnóstico precoce de possíveis doenças como, toxoplasmose, hipertensão arterial severa, pré-eclampsia, eclampsia e outras?, adverte o diretor executivo do HB, Juan Carlos.
Outro fator que aumentam os riscos no parto é a falta de acompanhamento de profissionais multidisciplinares, tais como, psicólogo, assistente social, clínico entre outros. ?O numero de adolescentes grávidas vem aumentado a cada dia, o que é preocupante, pois muitos bebês nascem prematuros ou com má formação fetal?, emenda o diretor geral, Jean Negreiros. Segundo ele, ?todas as pacientes grávidas de média e alta complexidade que dão entrada na maternidade do HB são atendidas por profissionais especializados, treinados e capacitados, recebendo todo o atendimento necessário, inclusive no pós-parto. Se o bebê for prematuro, é de imediato transferido para UTI neonatal, onde recebe os cuidados necessários?.
O secretário de saúde, Gilvan Ramos, disse que vê com preocupação o crescimento de adolescentes grávidas e pede aos pais que conversem com suas filhas sobre os riscos de uma gravidez indesejada na adolescência. Com informações da Decom/Governo.
...