Vendaval em Ouro Preto destrói símbolo histórico
Na manhã desta quarta-feira (3) Ouro Preto do Oeste amanheceu desfigurada. Após um vendaval ter derrubado um dos coqueiros da Praça dos Três Coqueiros, uma perícia do Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente e Turismo constatou que os outros dois estavam condenados trazendo sérios riscos para pedestres e comerciantes.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) os coqueiros estavam no local a pelo menos, 40 anos e fazem parte do contexto histórico da povoação de Ouro Preto. Devido estar localizado às margens da BR 364, as três árvores tornaram-se um referencial para os migrantes que chegavam, especialmente das regiões sul e sudeste do país. Aos poucos o local foi se transformando em um ponto de encontro das famílias, muitas das quais chegavam em caminhões lonados chamados pau-de-arara, com diferença de alguns dias uma das outras devido a péssima condição das estradas que na época não eram asfaltadas
No lugar onde ficavam as três árvores resta apenas agora um vazio para quem fez a vida na cidade ao redor dos coqueiros.
DECISÃO DIFÍCIL - Após a queda da primeira árvore a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) acionou o Corpo de Bombeiros para uma inspeção nos dois coqueiros que ainda estavam de pé: ?Ficamos triste quando a inspeção constatou que os outros dois ofereciam riscos à população. Foi lamentável acompanhar o corte das outras duas árvores?, lamentou Ana Martinha secretária do meio ambiente.
Segundo De Souza, sargento do Corpo de Bombeiros, um dos coqueiros que ficaram de pé já estava inclinado após o vendaval, e o outro estava com o tronco tomado de cupins.
Todos são unânimes numa sugestão: Outras árvores devem ser plantadas em substituição às primeiras. Ana Martinha confirmou que, de fato, a secretaria vai providenciar o plantio de outras três árvores para restaurar a perda do maior ponto de referência da cidade: ?A Praça dos Três Coqueiros?.
...